Título: INSPETORES ENCONTRAM MATERIAL NUCLEAR NO IRÃ
Autor:
Fonte: O Globo, 13/05/2006, O Mundo, p. 44
Agência atômica da ONU acha urânio enriquecido no nível de armas em local não declarado por Teerã
BERLIM. Inspetores da ONU descobriram traços de urânio altamente enriquecido numa instalação do Irã que não deveria ter sinais de desenvolvimento de tecnologia atômica. O material continha indícios de urânio enriquecido num nível bem acima do necessário para geração de energia elétrica, segundo um diplomata com acesso a documentos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
As amostras recolhidas pela AIEA foram conseguidas num local que foi um centro de pesquisa em Lavizan-Shiyan, ligado ao Ministério da Defesa, e que, oficialmente, não tinha atividade atômica. O centro foi destruído em 2004, antes que inspetores pudessem examiná-lo. Ainda assim, a AIEA recolheu uma bomba a vácuo, onde foram encontrados sinais de radiatividade.
¿ Análises preliminares da AIEA mostram traços de urânio altamente enriquecido nas amostras ¿ disse o diplomata. ¿ É um nível muito alto de enriquecimento, próximo do grau necessário para armas.
Outros diplomatas se apressaram a dizer que a descoberta não é definitiva. Em 2003, outras amostras encontradas no Irã mostraram grau similar de enriquecimento, mas aparentemente eram material de segunda mão comprado do Paquistão. Mesmo que este seja o caso, a descoberta é grave.
¿ Mesmo que seja o mesmo tipo de contaminação, é um achado importante porque indica que havia algo em Lavizan ¿ disse David Albright, um ex-inspetor da AIEA.