Título: BUSH VAI À TV FALAR SOBRE IMIGRAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 13/05/2006, O Mundo, p. 44

Presidente deve anunciar reforço na fronteira de EUA e México segunda-feira

WASHINGTON. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deverá defender uma grande reforma das leis de imigração durante um pronunciamento ao país, na segunda-feira à noite, pela TV, e anunciar o reforço da segurança na fronteira com o México, possivelmente enviando mais integrantes da Guarda Nacional, informou uma fonte na Casa Branca.

Bush deverá ainda reafirmar seu apoio a um programa de trabalho temporário para imigrantes e sua oposição a uma deportação em massa dos 12 milhões de estrangeiros ilegais no país ¿ questões que têm posto o presidente em rota de colisão com alguns conservadores no Partido Republicano.

Num pronunciamento de cerca de 20 minutos, Bush buscará influenciar o debate no Senado. Ele prefere o projeto de senadores para aprovar uma medida que legalize parte dos imigrantes, ao mesmo tempo em que reforça fronteiras ¿ proposta que alguns conservadores consideram uma anistia ¿ em vez de outra lei, aprovada na Câmara de Representantes, que se centra mais na segurança.

Enquanto isso, uma fonte no Departamento de Defesa informou que o Pentágono considera a possibilidade de usar tropas ou equipamentos militares para reforçar a segurança na fronteira com o México ¿ uma tarefa a cargo do Departamento de Segurança Interna. O México e os EUA compartilham mais de três mil quilômetros de fronteira e é por ela que entra a maior parte de estrangeiros clandestinos no país.

Outra fonte disse que Bush ainda não decidiu se enviará mais guardas nacionais à fronteira. O presidente, disse a fonte, poderá anunciar na segunda-feira uma solução mesclada, com forças nacionais, estaduais e locais e mesmo com o setor privado.

O secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, encontrou-se ontem com o ministro da Defesa mexicano, general Gerardo Clemente Ricardo Vega, para discutir a cooperação na segurança da fronteira. Essa cooperação inclui assistência americana em treinamento, equipamento e financiamento de forças de segurança mexicanas, informou o Pentágono.