Título: AMERICANOS APROVAM GRAMPO DA CASA BRANCA
Autor:
Fonte: O Globo, 13/05/2006, O Mundo, p. 44

Pesquisa indica que a maioria dos cidadãos acha aceitável polêmico programa de escuta telefônica no país

WASHINGTON. A maioria dos americanos apóia o controvertido programa da Agência de Segurança Nacional (NSA) de escuta telefônica no país para identificar terroristas, indicou ontem uma pesquisa do ¿Washington Post¿ e da TV ABC News. Segundo a pesquisa, 63% dos americanos consideram o programa uma maneira aceitável de investigar terroristas, sendo que 44% o apóiam fortemente. Para 35% o programa é inaceitável e 24% manifestaram forte oposição à iniciativa.

Nada menos que 66% dos 502 entrevistados disseram que não se importariam que a NSA obtivesse registros de seus telefonemas pessoais, 65% consideraram que o mais importante é investigar ameaças terroristas, mesmo que isto invada sua privacidade, e 51% aprovaram a maneira como o presidente George W. Bush lida com assuntos internos.

Popularidade de Bush nunca foi tão baixa: 29%

A pesquisa foi feita horas depois de o ¿USA Today¿ denunciar, na quinta-feira, um maciço programa de escuta telefônica da NSA, com a colaboração de três das quatro maiores empresas telefônicas do país: AT&T, Verizon e BellSouth. No Congresso, houve reações de indignação, inclusive entre partidários de Bush, que consideraram o programa uma intrusão na viva privada dos cidadãos. Mas na pesquisa, a maioria dos republicanos e independentes ouvidos considerou o programa aceitável, enquanto os democratas se mostraram divididos.

Reforçando uma declaração dada por Bush na véspera, a Casa Branca disse ontem que o governo respeita a vida privada dos americanos. Mas Tony Snow, porta-voz da Casa Branca, afirmou que não poderia confirmar nem desmentir as informações do ¿USA Today¿.

Em editoriais, o ¿New York Times¿ e o ¿Washington Post¿ criticaram ontem duramente o programa na NSA e cobraram providências do Congresso. ¿Agora há mais motivo do que nunca para estar preocupado ¿ e irritado ¿ com a extensão que a rede do governo está alcançando¿, disse o ¿Times¿. Já o ¿Post¿ pergunta: ¿O que mais não sabemos?¿. E afirma: ¿Os americanos não têm qualquer compreensão sobre qual é o controle, se é que existe algum, sobre essa informação (da NSA), com seu maciço potencial de abuso¿.

Até pouco tempo, a NSA era dirigida pelo general Michael Hayden, indicado dias atrás por Bush para dirigir a CIA. Apesar da denúncia sobre a agência que chefiava, Hayden ganhou ontem o apoio de dois senadores republicanos de tendência independente ¿ Harry Heid e Susan Collins ¿ em sua empreitada para obter a aprovação do Senado a sua indicação. A audiência para confirmá-lo no cargo será quinta-feira.

Embora a maioria dos americanos aparentemente aprove o polêmico programa da NSA, a popularidade de Bush continua despencando: uma pesquisa da empresa Harris Interactive para o ¿Wall Street Journal¿ indicou ontem que o índice de aprovação do presidente nunca foi tão baixo: 29%. Em abril, esse índice era de 35%. Para 71%, Bush está fazendo um trabalho ¿regular ou ruim¿.

O resultado da pesquisa mostra que a popularidade de Bush se aproxima de um nível histórico registrado no governo do também republicano Richard Nixon: 24%, quando ele renunciava à Casa Branca, em agosto de 1974, em meio ao escândalo Watergate. Já o democrata Jimmy Carter chegou a 21% quatro meses depois da derrota de Reagan, em meio à crise dos reféns no Irã.