Título: NOVOS CAMINHOS DO JORNALISMO NOS DIÁRIOS VIRTUAIS
Autor: Agnes Dantas
Fonte: O Globo, 14/05/2006, O País, p. 13

GLOBO e Globo Online promovem debate `Blogs, uma revolução na imprensa¿ nos dez anos do portal de notícias

Os blogs devem redefinir os caminhos do jornalismo e o perfil do leitor do futuro. O impacto dos novos diários virtuais comandados por jornalistas foi um dos temas abordados no debate ¿Blogs, uma revolução na imprensa¿, promovido pelo GLOBO e pelo Globo Online na quinta-feira em comemoração aos dez anos do portal de notícias e entretenimento da Infoglobo.

Na mesa do encontro estavam alguns dos mais renomados e populares jornalistas-blogueiros do país: Ricardo Noblat, responsável por um dos blogs jornalísticos de maior repercussão na cena política do país (www.noblat.com.br); Juca Kfouri, cujas páginas de esportes estão entre as mais populares da web ( http://blogdojuca.blog.uol.com.br ); e Pedro Dória, que teve seu WebLog (http://pedrodoria.nominimo.com.br) considerado o melhor blog jornalístico em português em 2005 pela rede de TV alemã Deutsche Welle; e Jorge Bastos Moreno, titular do blog sobre bastidores da política nacional de maior audiência no Globo Online (www.oglobo.com.br/online/blogs/moreno). O debate também teve a presença do publicitário Antonio Tabet, que comanda o Kibe Loco (www.kibeloco.blogspot.com), uma das páginas de humor e de sátira jornalística mais acessadas da web brasileira.

No debate mediado por Cora Rónai, editora do caderno InfoEtc do GLOBO e blogueira de primeira hora, os participantes falaram do compromisso com a notícia e com o leitor on-line, da disputa pela exclusividade da informação, do embate jornais versus internet e do reconhecimento do novo ambiente jornalístico.

Em meio à crise política e a cobranças da opinião pública, Moreno mostrou preocupação com a garantia da liberdade dos blogueiros e com a legislação que respalda o trabalho da imprensa, mas que pode ainda não proteger os profissionais dos blogs, mesmo hospedados em sites jornalísticos.

¿ É tudo muito novo, mas ao mesmo tempo real e de impacto incalculável. Há uma imensa responsabilidade no ato de publicação e uma cobrança ainda mais intensa ¿ destaca o colunista.

Na opinião de Ricardo Noblat, os blogs estão mudando, lenta mas definitivamente, a antiga relação dos leitores com a notícia e dos jornalistas com a informação. Ele também destacou a resistência da mídia para entender o impacto dos blogs:

¿ Os jornais têm que entender que já não é mais possível segurar a informação, a menos que o jornalista tenha plena certeza da exclusividade dela. Ainda existe forte resistência dos jornais a aprender com esta nova relação.

Kfouri: notícia em blog levou à prisão magnata russo

Para o publicitário Antonio Tabet, os blogs são vitrines para a valorização do jornalismo na internet de uma forma geral:

¿ Os blogs jornalísticos colaboram para que o jornalismo tradicional valorize o jornalismo de internet, como já deveria ter acontecido há tempos.

Juca Kfouri afirmou que o trabalho dos jornalistas-blogueiros já é reconhecido pela opinião pública. E citou como exemplo a notícia veiculada recentemente no ¿Blog do Juca¿ e que resultou na prisão do magnata russo Boris Berezovski, suspeito de envolvimento com transações financeiras irregulares e de ligações com a máfia russa:

¿ Pela primeira vez, vi a Polícia Federal atribuir uma prisão a um post publicado num blog. É um tipo de reconhecimento essencial para fortalecer este perfil de jornalismo.

Numa análise histórica das revoluções tecnológicas e estruturais que levaram à imprensa moderna, Pedro Dória classificou os blogs de um novo marco do jornalismo factual:

¿ É o primeiro formato nascido na internet e para a internet, que envolve a liberdade na mais pura forma de exercício responsável. É um modo construtivo e diferente de amadurecer a comunicação de massa.

Moreno avalia que as eleições deste ano podem impor um clima de tensão e de pressão sobre a liberdade dos blogueiros:

¿ A agressividade dos comentários covardes e ¿postados¿ de forma anônima me preocupa.

* Do Globo Online