Título: Dirceu acusa MP de cometer excessos e ataca imprensa
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Globo, 27/04/2006, Nacional, p. A12

Ex-ministro critica promotores que o investigam e diz que mídia integra conspiração para derrubar Lula

Com ataques ao Ministério Público (MP) Estadual de São Paulo e à imprensa, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu reagiu ontem à notícia de que está convocado a prestar depoimento em 4 de maio no inquérito que investiga o esquema de corrupção em Santo André na gestão do prefeito Celso Daniel, assassinado em 2002. O petista, que teve o mandato de deputado cassado no ano passado sob acusação de ter chefiado o mensalão, afirmou que não recebeu nenhuma notificação e acusou o MP de se exceder, ao incluí-lo na investigação de um crime com o qual diz não ter envolvimento.

"Hoje, abri o jornal O Estado de S. Paulo e tomei conhecimento - já é a terceira entrevista do promotor público e eu não fui notificado - de que estou sendo investigado pela morte de Celso Daniel", afirmou, para uma platéia de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. "É algo inédito. Existem sete réus respondendo a processo, presos pela morte de Celso Daniel. E existe um inquérito policial que concluiu que o crime era comum." Segundo ele, o caso foi reaberto por imposição da família de Daniel, "e principalmente da mídia", com "parcela do Ministério Público de São Paulo".

"Todo dia eu me pergunto: primeiro me cassaram com ss e agora querem me caçar com ç? Qualquer atividade minha é suspeita. Transformaram uma empresa que fechei em empresa de fachada." Exaltado, afirmou que "só no período da Oban, do DOI-Codi (instrumentos de repressão da ditadura) a imprensa brasileira desceu tanto como está descendo neste momento na vida política do Brasil". E acusou a mídia de tentar ajudar a derrubar o governo Lula.