Título: POLICIAMENTO É REFORÇADO NO RIO POR PRECAUÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 15/05/2006, O País, p. 3

Segurança aumenta em pontos estratégicos, como presídios, mas presos recebem visitas

Diante da onda de rebeliões em presídios e ataques a postos policiais em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, delegado Roberto Precioso Júnior, determinou o reforço do policiamento nas ruas do estado. A medida foi tomada anteontem, quando se intensificaram as rebeliões nos presídios e os ataques a policiais e a prédios públicos de São Paulo.

Desde sábado, policiais civis e militares patrulham pontos estratégicos do estado para evitar que se repita no Rio o que está acontecendo no estado vizinho. Os serviços de inteligência das polícias Civil e Militar também estão trabalhando dia e noite. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, até o início da noite de ontem, não havia indícios de que algo parecido com o que ocorre em São Paulo possa acontecer no Rio.

A Secretaria de Segurança Pública não deu detalhes sobre o reforço de policiamento. Sabe-se, porém, que os policiais receberam orientação para policiar as ruas em grupo. Os prédios públicos, principalmente presídios e delegacias, também estão recebendo atenção redobrada.

O subsecretário de Administração Penitenciária (Seap), Aldiney Peixoto, confirmou ontem que várias medidas de emergência foram implementadas nos presídios do estado, entre elas o reforço na segurança. Apesar disso, as visitas aos presos aconteceram normalmente ontem. Segundo a Seap, nenhum incidente foi registrado. O secretário de Administração Penitenciária, Astério Pereira dos Santos, não quis comentar os últimos acontecimentos em São Paulo.