Título: ANOTAÇÕES COMPROMETEM VICE DOS EUA
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 15/05/2006, O Mundo, p. 22

Promotoria de caso de vazamento de identidade de agente da CIA envolve Cheney no processo

WASHINGTON. O vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, fez anotações à mão sobre um artigo de jornal de junho de 2003 que indica que ele estava concentrado numa crítica às atividades do governo no Iraque. A informação consta dos autos do julgamento do caso do vazamento de informações da CIA.

As anotações de Cheney foram citadas pela promotoria no caso contra o ex-chefe de gabinete de Cheney, Lewis Libby. Elas foram feitas numa cópia de um artigo de Joseph Wilson, um ex-embaixador, que foi publicado na edição do ¿New York Times¿ de 6 de julho de 2003. O caso do vazamento de informações envolve a revelação de que a mulher de Wilson, Valerie, era uma funcionária da CIA.

¿Estas anotações apóiam a proposição de que a publicação do artigo de Wilson chamava a atenção do vice-presidente e do réu ¿ seu chefe de gabinete ¿ sobre Wilson, sobre as afirmações do artigo, e sobre a realização de algo em resposta a estas afirmações¿, diz a denúncia entregue ao tribunal sexta-feira pelo promotor Patrick Fitzgerald.

Em letra legível sobre o texto do artigo, segundo os promotores, Cheney escreveu: ¿Eles fizeram este tipo de coisa antes? Enviamos um emb. (provavelmente embaixador) para avaliar a questão? Normalmente enviamos pessoas para trabalhar para nós de graça? Ou sua mulher o enviou numa viagem custeada pelo erário público?¿

A documentação legal não esclarece como os promotores sabem que a letra é de Cheney ou quando as anotações foram feitas.

Fitzgerald quer utilizar as anotações como base para a alegação da promotoria de que Libby mentiu para os investigadores e para uma corte preliminar quando prestou testemunho e afirmou que soube da existência de Valerie Wilson através de repórteres. Os promotores dizem que Libby, que foi acusado de perjúrio, soube do papel exercido por Valerie Wilson por meio de várias pessoas, inclusive Cheney.

No artigo, Joseph Wilson escreveu que tinha dúvidas sobre as declarações do governo de que o Iraque tentara adquirir combustível nuclear na África. Wilson escreveu que seu ceticismo foi baseado numa viagem para o Níger no começo de 2002 para examinar relatórios de inteligência de que o Iraque estava tentando comprar urânio.

As anotações de Cheney confirmam que ele estava ciente de quem era Valerie Wilson, mesmo que talvez não soubesse seu nome, antes que este tenha sido publicado pela primeira vez numa coluna de Robert Novak, em 14 de julho de 2003.