Título: BLAIR DIZ A MINISTROS QUE DEIXA GOVERNO EM 2007
Autor: Francis Elliot
Fonte: O Globo, 15/05/2006, O Mundo, p. 23

Primeiro-ministro do Reino Unido revela em conversas particulares que abandonará cargo antes de fim do mandato

LONDRES. Tony Blair disse a vários de seus ministros nos últimos dias que planeja deixar o cargo de primeiro-ministro na metade do ano que vem. Ele foi forçado a revelar uma data para sua saída a altas autoridades porque uma feroz guerra civil dentro do seu Partido Trabalhista ameaçava engolir sua permanência na liderança da legenda.

Suas garantias feitas em conversas particulares sustentam a promessa pública que ele fizera segunda-feira passada por pressão de parlamentares trabalhistas. Ele disse que daria ¿um amplo espaço de tempo¿ para que seu sucessor se prepare para a próxima eleição. No passado, Blair insistira que permaneceria no cargo ¿todo o mandato¿, e aliados seus sugeriram que ele deixaria o governo não antes de 2008.

Mas depois de um mês difícil em que seu governo foi alvejado por uma série de escândalos e o seu partido foi violentamente derrotado nas eleições municipais, Blair foi forçado a dizer para seus companheiros mais importantes que deixará o cargo ano que vem.

Gordon Brown considera data momento ideal

O fim do mandato dos parlamentares no ano que vem, que é quase certo que seja marcado para antes do dia 31 de julho, é visto pelo partidários de Gordon Brown, o provável candidato trabalhista nas próximas eleições, como o momento ideal para que Blair deixe o governo para seu sucessor.

Um ministro, perguntado se Blair tinha dito para ele que deixaria o governo na metade do ano que vem, disse:

¿ Não vou dizer para você exatamente o que Tony me falou, mas não discordaria de sua afirmação.

Este ministro não é considerado um aliado de Brown.

Outro ministro disse que ¿quase a metade do Gabinete¿ já tinha recebido garantias pessoais sobre a saída de Blair.

Mas o primeiro-ministro disse a autoridades que continuaria a se recusar a confirmar a decisão em público por temer que o Partido Conservador ¿montasse um relógio em contagem regressiva em Westminster.¿ Ele espera deixar sem confirmação a data exata ao mesmo tempo em que admite que ela será entre as eleições locais escocesas e galesas, em maio, e a reunião do Partido Trabalhista, no segundo semestre de 2007.

Blair e Brown devem negociar termos da renúncia

Os partidários de Brown querem que Blair continue no cargo até que a sucessão esteja pronta para evitar a necessidade de ser apontado um premier interino. Discussões mais detalhadas entre os dois devem acertar a questão sobre quando e em que termos Blair anunciará sua saída.

A escolha sobre quem seria o novo líder do partido ¿ e, conseqüentemente, o candidato a primeiro-ministro ¿ é uma atribuição da Comissão Executiva Nacional Trabalhista. Assim, brevemente ela deve ser envolvida nas negociações para a sucessão.