Título: EM MINAS GERAIS, POLÍCIA ENTRA EM ESTADO DE ALERTA
Autor: Dicler Simões
Fonte: O Globo, 16/05/2006, O País, p. 12

Posto da Guarda Municipal é atacado em Poços de Caldas

BELO HORIZONTE. A cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, está em alerta desde ontem, depois de um princípio de rebelião na cadeia pública e de um ataque a um posto da Guarda Municipal. O motim na cadeia pública, organizado por 80 presos, foi contido por policiais civis e militares depois de duas horas, evitando a tentativa de fuga. Os detentos quebraram paredes e só foram controlados com a intervenção da Polícia Militar, que conseguiu levar os presos para o pátio da unidade.

Dois homens, usando motocicletas, dispararam três tiros contra o posto da Guarda Municipal e outros seis contra uma agência do Posto de Serviços Integrados Urbanos (PSIU) da cidade, que abriga também uma companhia da PM, onde estavam quatro policiais. Nos dois casos, ninguém ficou ferido.

As forças de segurança pública de Minas estão em alerta máximo para impedir a articulação de facções criminosas nas penitenciárias e presídios do estado. O Secretário de Defesa Social, Ibrahim Abi-Ackel, disse que o alerta é preventivo e que as ocorrências do Sul de Minas são ações isoladas, sem qualquer relação com os acontecimentos de São Paulo.