Título: REBELADOS EM CAMPO GRANDE DECAPITAM PRESO
Autor: Ana Paula de Carvalho
Fonte: O Globo, 16/05/2006, O País, p. 13

Segundo a polícia, vítima seria chefe de uma facção criminosa

CAMPO GRANDE. Um preso foi decapitado e teve sua cabeça exibida pelos detentos na rebelião no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, que durou quase vinte e quatro horas. Cerca de 1.300 presos assumiram às 12h30m de domingo o controle do complexo, mantendo 120 parentes de detentos e quatro agentes penitenciários como reféns. Eles começaram a ser liberados na manhã de ontem.

Mulheres e crianças deixaram o local ao prantos, ainda assustadas com a noite de pavor dentro do presídio. Por volta das 9h, depois que soltaram dois agentes penitenciários, os amotinados exibiram no alto do telhado a cabeça do preso Fernando Aparecido do Nascimento Eloy. Segundo a polícia, a vítima respondia por seis homicídios e seria um dos chefes de uma facção criminosa.

No presídio Harry Amorim Costa, em Dourados, os cerca de cem visitantes, quatro agentes penitenciários e uma enfermeira mantidos como reféns foram liberados após 29 horas de motim. Em Corumbá e em Três Lagoas a rebelião terminou pela manhã.

(*) Especial para O GLOBO