Título: PM ADMITE TER FALHADO NA PREPARAÇÃO CONTRA AMEAÇA
Autor: Ricardo Galhardo, Chico de Góes e Gelson Venério
Fonte: O Globo, 17/05/2006, O País, p. 8

Comandante diz que aviso sobre atentados pode `não ter sido levado¿ a todas as companhias

SÃO PAULO. O comando da PM admitiu que uma falha na comunicação interna pode ter feito com que unidades da corporação não tenham organizado esquema especial de segurança diante da ameaça orquestrada por uma das principais facções criminosas do país. O comandante-geral da PM, coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges, disse que teve as primeiras informações sobre a possível megarebelião na quarta-feira, e que dois dias depois o serviço de inteligência da PM ficou responsável por avisar aos postos policiais.

¿ Até confesso que pela magnitude, pela audácia da reação (dos criminosos), talvez o comando das companhias pode não ter levado (a informação) a alguns locais ¿ disse ele, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Informação sobre atentados foi passada na quarta-feira

O coronel disse ter recebido, pelos comandos das polícias Civil e Federal, ainda na quarta-feira, a informação de que seria organizada uma série de atentados. Nesse dia, contou, houve uma reunião no Palácio dos Bandeirantes em que o secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, relatou a idéia de transferir os oito líderes da facção para a penitenciária de segurança máxima, em Presidente Bernardes.

¿ Já tínhamos a informação não só da Polícia Civil como também da Polícia Federal, que sempre nos passa informação. Tivemos uma reunião em que o doutor Nagashi fez a proposta da transferência dos presos porque já sabia que uma megarebelião era germinada ¿ disse. ¿ Até o procurador da Justiça disse que estava preocupado, que poderia acontecer alguma coisa. Fomos discutir qual seria a reação. Tanto que quinta-feira as viaturas percorreram milhares de quilômetros. Foi uma operação de guerra.

Na sexta-feira, segundo relato do coronel aos jornalistas, o comando da PM determinou que todas as unidades fossem avisadas através do sistema de inteligência. Segundo ele, o recado foi dado por escrito e, se não tivesse sido passado, outros policiais poderiam ter morrido. Desde sexta-feira, 23 policiais morreram.