Título: ACORDOS COM BANDIDOS SÃO FEITOS HÁ ANOS
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 17/05/2006, O País, p. 9

Ex-corregedor defende disciplina

SÃO PAULO. Um dos principais estudiosos das facções criminosas em São Paulo, o desembargador aposentado Renato Talli, ex-corregedor do sistema penitenciário do estado, disse ontem que acordos com criminosos vêm sendo feito há vários anos, inviabilizado a coibição definitiva de ataques feitos por bandidos. Para Talli, em vez de acordos, o estado precisa cumprir a lei, respeitando os direitos dos detentos e aplicando disciplina rigorosa nas cadeias:

¿ Os acordos vêm sendo feito nas próprias penitenciárias, sem chancela oficial do governo. São liberadas regalias que permitem aos criminosos controlar o tráfico do lado de fora dos presídios. Quando o governo tenta interromper, a facção arma ataques e o sistema volta a fazer concessões.

O ex-corregedor saiu do governo em 2000, quando, após denunciar a ampliação do poder da facção criminosa, teve seu pacote de medidas desprezado pelo governo, que, na época, considerou a denúncia fantasiosa.

¿ Não creio que o governo seja refém da facção, acho que ainda mantém o controle, mas ficou enfraquecido.

De acordo com Talli, em vez de repetir acordos tácitos com os criminosos, o governo precisa impedir que os detentos se comuniquem por telefone; monitorar a movimentação dos presos e combater a corrupção nos presídios.

¿ A Lei de Execuções precisa ser cumprida. Esmagar direitos de presos fortalece a facção, que se torna a protetora.