Título: OPOSIÇÃO TENTA REAGIR A DESGASTE ELEITORAL DA CRISE
Autor: Adriana Vasconcelos e José Meirelles
Fonte: O Globo, 17/05/2006, O País, p. 13

Orientação é dizer que os problemas não acontecem só em SP

BRASÍLIA. A oposição armou uma ofensiva ao impacto negativo que a crise na área de segurança pública em São Paulo poderá ter na campanha presidencial do tucano Geraldo Alckmin, ex-governador do estado. Numa reunião entre os presidentes e líderes do PSDB e do PFL foi decidido que eventuais ataques e críticas do PT serão respondidos com propostas concretas e rápidas, além do discurso de que o problema de violência não ocorre apenas em São Paulo.

Na tribuna da Câmara, o debate sobre a violência foi politizado. O líder do PSOL, Ivan Valente (SP), acusou o governo paulista de ter reduzido investimentos em segurança pública. A reação coube ao deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP):

¿ Todos os discursos mostram a tentativa de partidarizar a crise. O que falta é uma parceria constante e concreta entre governo federal e do estado. Não é só oferecer o exército nos momentos de crise.

¿ As crises de segurança geram bastante retórica no momento crucial, mas no momento seguinte tudo cai no esquecimento. Isso só se resolve com cada parte assumindo responsabilidades ¿ completou o líder Rodrigo Maia PFL-RJ).