Título: MORALES NEGA INDENIZAÇÃO A FUNDOS DE PENSÃO ESTRANGEIROS
Autor:
Fonte: O Globo, 17/05/2006, Economia, p. 27

BRUXELAS e LA PAZ. Em uma breve visita à capital belga, o presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que não há o que indenizar aos fundos de pensão Futuro de Bolivia, do grupo suíço Zurich Financial Service, e Previsión Bolivia, do banco espanhol BBVA. Por um decreto assinado segunda-feira, as instituições têm até amanhã para transferir suas ações em três petrolíferas (Transredes, Chaco e Andina) para a estatal boliviana YPFB, sob o risco de sofrerem uma intervenção.

¿ Não estamos expulsando ninguém nem estamos expropriando. Só estamos recuperando o que pertence ao povo boliviano ¿ disse Morales.

O Futuro de Bolivia informou em La Paz que aceita entregar as ações à YPFB. O presidente do fundo de pensão, Gonzalo Bedoya, afirmou que não há alternativa senão cumprir a determinação sob protesto.

Morales se reuniu ontem com o ministro das Relações Exteriores belga, Karel de Gucht, que classificou de unilateral a decisão de nacionalizar as reservas de combustíveis. O ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Soliz Rada, disse ao jornal belga ¿Le Soir¿ que haverá um acordo com o governo brasileiro, porque o Brasil precisa do gás boliviano por pelo menos mais cinco anos. (Vivian Oswald, especial para o GLOBO, com agências internacionais)