Título: PARA A PF, O ACORDO DE FATO EXISTIU
Autor: Ricardo Galhardo, Lino Rodrigues e Gelson Neto
Fonte: O Globo, 18/05/2006, O País, p. 4

Corporação teve notícia sobre conversa entre bandidos e governo paulista

BRASÍLIA. A Polícia Federal também recebeu no início da semana a informação de que representantes do governo de São Paulo fizeram um acordo com a principal facção criminosa paulista numa tentativa de pôr fim às rebeliões comandadas pela organização criminosa desde a sexta-feira. O acerto seria uma tentativa do governo estadual de conter as rebeliões e, com isso, evitar o desgaste político provocado pela recusa da ajuda federal no episódio.

¿ Houve acordo sim ¿ disse em Brasília um policial federal que teve acesso às informações sobre o acordo.

Acordo inclui transferência para outros presídios

O governador Cláudio Lembo e alguns de seus principais assessores na área de segurança pública têm negado insistentemente a existência do acordo com os criminosos. No domingo, o corregedor da Secretaria de Administração Penitenciária, Antonio Ruiz Lopes, e outros integrantes do governo estadual participaram de uma reunião de três horas com oito integrantes da facção no Centro de Reabilitação Penitenciária de Presidente Bernardes.

Os criminosos teriam exigido aparelhos de televisão para assistir aos jogos da Copa do Mundo e também a remoção para outros presídios. Teria ficado decidido que as transferências poderiam acontecer numa fase posterior às rebeliões, quando o assunto estivesse fora de foco.