Título: ESCOLA É ATACADA NA ZONA NORTE
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 18/05/2006, O País, p. 10

SÃO PAULO. A Escola Municipal Cândido Portinari, em Perus, Zona Norte de São Paulo, foi atacada anteontem cerca de 30 minutos após a saída de sete turmas que cursam o supletivo (educação para adultos). Foram apreendidos três estopins com espoletas ¿ usadas para detonar explosivos, como dinamite ¿ e uma bomba artesanal, que não explodiu.

Apenas um homem fazia a segurança do prédio quando quatro homens armados, por volta das 23h30m, invadiram a escola, disparando sete tiros. Os criminosos arremessaram a bomba para dentro da sala de número 15, no segundo andar da instituição. Se tivesse explodido, a bomba poderia incendiar todo o prédio.

O segurança acionou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e, assim que os carros chegaram, o bando fugiu. Ninguém ficou ferido. Ontem a direção da escola suspendeu as aulas para que a polícia fizesse a perícia no local. O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar foi chamado.

A escola Cândido Portinari atende crianças de 6 anos de idade até jovens adultos que cursam o supletivo. No total, são 1.800 alunos.

Os policiais não vincularam diretamente o ataque à escola à facção criminosa que investiu contra bases da polícia, agências bancárias e ônibus durante o último fim de semana. As aulas ficaram interrompidas durante todo o dia de ontem e voltam ao normal hoje. O policiamento será intensificado na rua da instituição e nas proximidades. ¿A segurança será reforçada¿, garantiu a coordenadora de educação de Pirituba, Rosely Arrojo.

*Do Diário de S.Paulo