Título: SEM ACORDO COM BR, AMEAÇA DE ENFRENTAR FALÊNCIA
Autor: Erica Ribeiro e Mirelle de França
Fonte: O Globo, 18/05/2006, Economia, p. 34

Distribuidora reclama de `interferência¿ de juiz. Varig pede apoio

A Varig e a BR tiveram uma audiência ontem, no Tribunal de Justiça (TJ) do Rio, para tentar um acordo sobre prazos e garantias para o fornecimento de combustível à companhia aérea. O encontro continuava durante a noite. O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do TJ, saiu às 18h da audiência, que passou a ser conduzida pelo juiz Paulo Fragoso. Segundo fontes que estiveram no encontro, Ayoub disse que se não houvesse acordo ele seria obrigado a decretar a falência da Varig.

Desde quinta-feira passada, respaldada por uma decisão de Ayoub, a Varig compra o combustível da BR sem ter de pagar à vista. A BR já recorreu.

A presidente da BR, Maria das Graças Foster, disse ontem à tarde que a empresa está ¿indignada com a interferência do juiz em uma relação comercial¿. Segundo ela, o prejuízo diário é de R$2,3 milhões ¿ já são R$13 milhões acumulados ¿ e desde janeiro a BR cobra da Varig o mesmo preço pelo combustível, sem aplicar o reajuste de 15,4% acumulado no ano.

O diretor da consultoria Alvarez & Marsal, Marcelo Gomes, disse que a BR é uma das credoras da Varig e, por ter direito a receber dinheiro, deveria apoiar a empresa até o leilão.

(*) Do Globo Online