Título: LEILÃO DE VENDA DA VARIG TEM 17 INTERESSADOS
Autor: Erica Ribeiro e Mirelle de França
Fonte: O Globo, 18/05/2006, Economia, p. 34

Três grupos apresentaram proposta ao BNDES sobre empréstimo-ponte e 14 negociam com a companhia aérea

O leilão da Varig já atraiu 17 investidores, que também estão dispostos a garantir a sobrevivência da empresa até a venda, segundo informações da consultoria Alvarez & Marsal, responsável pela reestruturação da companhia aérea, e do BNDES. Ontem, três grupos apresentaram propostas ao BNDES para tomar o empréstimo-ponte oferecido pelo banco, que poderá chegar a US$166,6 milhões e será dado à Varig como capital de giro até o leilão. Segundo fontes ligadas à operação, esses três interessados, cujos nomes não foram revelados, seriam fundos de investimentos que em nenhum momento participaram de negociações sobre a Varig.

Já a Alvarez & Marsal disse que 14 investidores estariam negociando diretamente um empréstimo-ponte com a Varig. Fontes disseram que os 14 irão para o leilão. Segundo o diretor da Alvarez & Marsal, Marcelo Gomes, a Varig pode negociar por meio de outros bancos comerciais, além de tentar acordos com seus fornecedores em busca de capital de giro.

O leilão e o empréstimo-ponte do BNDES estiveram sob críticas durante todo o dia. O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, chegou a dizer que os investidores estavam inseguros em relação às regras do leilão, enquanto Gomes afirmou que o financiamento oferecido pelo BNDES era pouco atrativo, com taxas semelhantes às cobradas por bancos comerciais:

¿ Para a Varig, tanto faz o financiamento do BNDES. O empréstimo-ponte precisa ser negociado imediatamente. Nas próximas 48 horas, a Varig vai anunciar quem vai ceder esse empréstimo.

O presidente da WebJet, Paulo Enrique Cocom ¿ a empresa está interessada no leilão ¿ afirmou não ter interesse no empréstimo-ponte por desconhecer as garantias do leilão:

¿ Vamos aguardar o edital.

O presidente da Ocean Air, Carlos Ebner, também se mostrou inseguro quanto às condições para o empréstimo à Varig, mas deixou claro que tem interesse em participar do leilão da companhia.

Segundo o BNDES, os gestores da Varig pediram que a instituição também financie o vencedor do leilão. O banco divulgou que está analisando essa possibilidade.