Título: PROPOSTA ÀS FARC SURPREENDE PAÍS
Autor: Debora Thomé
Fonte: O Globo, 18/05/2006, O Mundo, p. 36

Presidente admite recriar zona desmilitarizada para negociar com guerrilha

WASHINGTON. Com a sua reeleição praticamente garantida, o presidente Alvaro Uribe surpreendeu a Colômbia esta semana, ao admitir recriar algo que ele ajudara a destruir, quando assumiu o governo em 2002: uma área desmilitarizada onde os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) poderiam permanecer sem serem incomodados.

Criada pelo então presidente Andrés Pastrana, no estado de Caquetá, aquela zona acabou servindo de base para a produção de drogas e contrabando de armas. Uribe acabou com o território, dispersando os guerrilheiros por todo o país.

O anúncio feito agora por Uribe deu a impressão de fazer parte de uma troca de favores, já que as Farc começaram a convocar os eleitores a comparecerem às urnas, contrariando a estratégia utilizada nas eleições passadas. A expectativa dos colombianos era de que os guerrilheiros tentariam sabotar as eleições, através de atentados e bloqueio de estradas, e não de exaltá-las.

Em entrevista à agência de notícias Anncol, Raúl Reyes, um dos líderes das Farc, deixou claro que a estratégia visava canalizar votos para um dos opositores de Uribe, embora o grupo não tenha sugerido nome algum:

¿ É preciso utilizar distintas formas de luta para impedir a continuidade de Uribe ¿ disse ele, acrescentando que outros candidatos têm melhores propostas para um acordo de paz.

Incentivo ao voto pode ser sinal de que grupo aceitou a oferta

A sugestão de se criar novamente uma área desmilitarizada partira dos governos de França, Espanha e Suíça, que vêm tentando mediar um acordo entre Farc e Uribe para a troca de 60 políticos, militares e policiais seqüestrados pelo grupo por 400 guerrilheiros que estão nas prisões. Uribe havia dito que aceitaria criar uma zona pequena, que serviria apenas para a negociação dessa troca.

As Farc queriam algo mais: o território dos estados de Caquetá e Putumayo. Uribe não aceitou. Os guerrilheiros pediram, então, dois municípios no estado do Valle del Cauca: Florida e Pradera. Uribe respondeu que dava apenas um bairro, chamado Bolo Azul, na cidade de Pradera. As Farc retrucaram dizendo que queriam pelo menos todo o município de Pradera.

Diante disso, Uribe reapareceu com a proposta surpreendente: conceder uma área maior (ainda não determinada) à guerrilha, e não só para negociar a troca de prisioneiros mas também para reiniciar a negociação de paz. Sob uma condição: a de que as Farc declarassem o fim das hostilidades.

Aguarda-se, agora, a posição dos guerrilheiros. No entanto, a sua mudança de estratégia ¿ incentivando os eleitores a votar ¿ pode ter sido um sinal de que aceitarão a proposta de Uribe. Resta saber se, ao contrário do que aconteceu no governo passado, este não acabe permitindo que as Farc tenha um território livre para intensificar os seus negócios no narcotráfico.