Título: ALCKMIN: `A ESSE TIPO DE REAÇÃO SÓ CABE O CAMINHO DO ENFRENTAMENTO¿
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 19/05/2006, O País, p. 11

Tucano volta a criticar governo Lula e pede liberação de recursos federais

BELÉM. O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, defendeu ontem as ações da Polícia Militar de São Paulo contra os atentados comandados pela principal facção criminosa do estado.

¿ A esse tipo de reação só cabe um caminho, que é o enfrentamento. Foi o que o governo de São Paulo fez. Estão encarcerados 138 presos nesses últimos dias e mais de 90 criminosos mortos no embate com a polícia ¿ afirmou Alckmin, ex-governador do estado. ¿ A polícia de São Paulo é competente e o governo de São Paulo não retrocedeu. Os principais chefes foram isolados em Presidente Venceslau. Isso não é a primeira vez, eu mesmo enfrentei duas vezes o crime organizado.

Tucano acusa ministro de tirar casquinha da crise

Alckmin atribuiu a culpa dos ataques ao crime organizado, mas disse que o governo federal foi omisso em relação à segurança pública no estado, reduzindo o repasse de verbas. O tucano rebateu ainda as críticas feitas pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, que criticou a negociação conduzida pelo governo paulista com os criminosos para acabar com as rebeliões em presídios e ataques a policiais:

¿ É muito mesquinho, é muito pequeno, querer tirar casquinha política em cima de tragédia. Esse tipo de tragédia não deve ser motivo para disputas partidárias. Crime não tem fronteira. O governo precisa liderar as ações nessa hora. Mas não vou me dirigir ao Tarso Genro, porque o Jereissati (senador Tasso Jereissati, presidente do PSDB) já respondeu devidamente a ele.

O candidato tucano foi a Belém para dar apoio à candidatura do correligionário Almir Gabriel ao governo do Pará. Antes, fez uma palestra para estudantes universitários e empresários em Macapá. Alckmin aproveitou para fazer promessas de campanha em Belém: se eleito, disse que vai liberar todos os recursos do Fundo Penitenciário e do Fundo de Segurança que estão bloqueados e estabelecer um sistema nacional de segurança.

¿ Na verdade, o governador Cláudio Lembo (SP) não recusou ajuda federal. Aliás, o governo, se quiser, pode ajudar. O governador Cláudio Lembo já requisitou R$170 milhões do Fundo de Segurança para a área de comunicação da polícia, bem como apresentou projetos para o Fundo Penitenciário. Se o governo federal quiser ajudar, é só liberar esses recursos, que deveriam ter sido liberados em janeiro ¿ afirmou.

Em relação à escolha do senador José Jorge, do PFL de Pernambuco, para compor sua chapa como vice-presidente, Alckmin foi diplomático. Disse que preferia que ganhasse ¿o José¿, numa referência aos Josés que concorreram à indicação do PFL: os senadores José Jorge e José Agripino (RN):

¿ Quisera eu ter dois vices, mas essa é uma escolha que coube ao PFL. O Agripino irá cooperar conosco.

Candidato ataca governo federal e faz promessas

À noite, após o encontro com os correligionários do PSDB para a homologação da candidatura de Gabriel, Alckmin se reuniu com prefeitos de municípios ligados à Transamazônica, onde prometeu terminar a pavimentação da rodovia e também concluir as eclusas de Tucuruí.

Numa crítica direta ao governo federal, Alckmin afirmou que, apesar da importância do Pará, não havia uma obra sequer do governo Lula no estado.

¿ Ninguém consegue identificar uma só realização do atual governo em quatro anos. E, o que é pior, é um governo que não cumpre acordos que faz com os estados ¿ atacou.

Hoje, Alckmin vai visitar a empresa Albrás/Alunorte, em Barcarena, e depois terá encontros políticos em Tucuruí e Marabá, no sul do Pará.