Título: CHUCHU COM MAXIXE¿
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 19/05/2006, O País, p. 16

Maior desafio de José Jorge será tornar Alckmin mais conhecido no Nordeste

BRASÍLIA. Representante do segundo maior colégio eleitoral do Nordeste, o senador José Jorge (PFL-PE) terá como um dos seus maiores desafios ajudar o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, a se tornar mais conhecido na região, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é hoje o favorito para vencer as eleições de outubro. Engenheiro mecânico e economista, José Jorge já foi deputado federal, ministro de Minas e Energia no governo Fernando Henrique Cardoso e está terminando seu primeiro mandato de senador.

Alimentando as brincadeiras que já correm no Congresso sobre a chapa do ¿chuchu com maxixe¿, ele afirma que manterá o estilo moderado que manteve nos três anos e meio que atuou na oposição como líder da minoria no Senado.

Se não fosse escolhido ontem pelo PFL para ser o vice na chapa de Alckmin, ele não disputaria as eleições deste ano. Com seu mandato de senador chegando ao fim, não pretendia disputar nova cadeira no Senado contra o ex-governador Jarbas Vasconcelos, do PMDB. Além de praticamente eleito senador, Jarbas apóia a reeleição do governador pefelista Mendonça Filho.

Segundo alguns adversários, José Jorge teria dificuldades no estado também para se eleger deputado federal, apesar de ter atuado na Câmara por 12 anos, entre 1983 e 1999. Nos anos em que passou no Legislativo, destacou-se especialmente na área de educação, depois de ter ocupado por duas vezes a função de secretário de Educação e Cultura em Pernambuco.

No governo Fernando Henrique Cardoso, cumpriu uma das tarefas mais espinhosas de sua trajetória política ao assumir o comando do Ministério das Minas e Energia em meio à crise do apagão. O comando da campanha tucana teme que isso possa servir de munição para os adversários durante a disputa.