Título: RACHADO, PFL INDICA JOSÉ JORGE VICE DE ALCKMIN
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 19/05/2006, O País, p. 16

Senador de Pernambuco é escolhido por apenas seis votos de vantagem sobre o também senador Agripino: 51 a 45

BRASÍLIA. Assim como o PSDB, que se dividiu na escolha do candidato presidencial, o PFL não conseguiu evitar o racha partidário na disputa entre os senadores José Jorge (PE) e Agripino Maia (RN) pela vaga de vice na chapa do tucano Geraldo Alckmin. Por uma diferença de apenas seis votos, José Jorge venceu a briga com 51 votos, contra 45 obtidos por Agripino. Mesmo com a divisão pefelista e a insatisfação de tucanos que preferiam Agripino, a expectativa é que a campanha de Alckmin ganhará novo fôlego a partir da formalização da aliança nacional entre PFL e PSDB, dia 29, em Pernambuco, terra do vice.

¿ A campanha de Alckmin agora está com dois pássaros na mão, dois partidos representativos que vão caminhar juntos nessa eleição ¿ observou o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).

Derrotado diz que vai continuar apoiando Alckmin

Mesmo sem esconder o desapontamento com a derrota, Agripino, que pela manhã evitou comentar o resultado, garantiu à tarde que continuará trabalhando pela candidatura de Alckmin. O candidato tucano, que estava no Pará, fez questão de telefonar para Agripino assim que soube do resultado da votação secreta no PFL.

¿ Está decidido sem choro nem vela. Mantenho meu compromisso de continuar a trabalhar pela vitória de Alckmin e não só da boca para fora ¿ garantiu Agripino na tribuna do Senado.

Candidato favorito de parcela significativa da cúpula pefelista ¿ que incluía o presidente do partido, senador Jorge Bornhausen (SC), e o prefeito do Rio, Cesar Maia ¿ José Jorge acredita que a acirrada disputa não deixará seqüelas. Mas o fato é que mesmo depois de decidida a disputa, as divergências entre os dois grupos permanecia evidente.

¿ Havia duas vertentes, uma que queria um vice mais discreto e outra que queria um vice mais ativo, com maior presença. Considero José Jorge o candidato ideal. Ele agrega uma qualidade importante, não atrapalha porque é um político discreto, um homem de bastidores, de formação sólida ¿ afirmou César Maia, sem citar Agripino nominalmente.

O líder do PFL reagiu no mesmo tom, também sem citar nomes:

¿ Nunca fui desagregador. Não sou de facção A ou B, nem nunca fui seguidor de ninguém ¿ disse o senador Jorge Bornhausen, que tentou minimizar a divisão interna:

¿ Foi uma disputa democrática da qual o partido saiu unido. Os dois pré-candidatos tinham todas as condições e qualidades para serem escolhidos. Agora vamos formalizar a aliança.

Animado com a vitória, José Jorge disse que não fugirá do próprio estilo na campanha presidencial.

¿ Vou conversar com Alckmin para ver qual é o papel que querem para o vice. Mas devo continuar sendo moderado. Pelo menos os senadores do governo aqui no Senado me consideram assim. Sou preciso, duro, mas não sou agressivo. Mas claro que o tom quem vai decidir é o presidente e vou cumprir o que ele decidir ¿ afirmou.

Para José Jorge, difícil será escolher os pontos do governo Lula que ele e Alckmin deverão criticar:

¿ Porque tem tanta coisa errada que vamos ter de pesquisar para saber o que criticar. Eu mesmo tenho uma lista com mais de cem escândalos. Vou ter que escolher uns três ou quatro.