Título: BERZOINI ACUSA HAULY DE QUEBRA DE DECORO
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 19/05/2006, O País, p. 16

Deputado paranaense teria repassado documentos confidenciais para parlamentares paraguaios

BRASÍLIA. Um novo capítulo da guerra política entre o PT e o PSDB ocorreu ontem. O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), entrou com uma representação na Câmara por quebra de decoro contra o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Berzoini acusa Hauly de ter repassado para oito deputados do Paraguai documentos confidenciais da empresa Itaipu Binacional, obtidos pelo deputado paranaense mediante sucessivos pedidos de informações ao Ministério de Minas e Energia.

O tucano, que está em Washington, disse que a representação é uma resposta dos petistas à queixa-crime que ele impetrou contra o presidente da empresa, Jorge Sameck, por calúnia, injúria e difamação.

¿ O Hauly violou a confidencialidade dos documentos recebidos e abusou de suas prerrogativas ao passar documentos restritos a uma comitiva de deputados paraguaios ¿ afirmou Berzoini.

O presidente do PT pede uma condenação por a quebra de decoro, citando o Código de Ética da Câmara que considera incompatíveis com o decoro parlamentar ¿revelar informações e documentos oficiais de caráter reservado, de que tenha tido conhecimento na forma regimental (como deputado).¿

O petista diz que Hauly causou problemas diplomáticos. A assessoria de Hauly alegou que os documentos foram entregues a a parlamentares que representavam 10% do Congresso paraguaio. Disse ainda que a iniciativa faz parte de um esforço para se contrapor à audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, no próximo dia 24, quando comparecerão Laércio Pedroso, Roberto Bertoldo e Tony Garcia. Pedroso denunciou à revista ¿Isto É¿ a existência de um caixa dois, em benefício de vários partidos, de R$2 bilhões, com dinheiro de Itaipu e fornecedores. O esquema funcionaria desde a gestão do ex-presidente Fernando Collor e teria sido mantido até o governo Lula.