Título: RENTABILIDADE DAS EXPORTAÇÕES CAIU 29%
Autor: Martha Beck e Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 19/05/2006, Economia, p. 25

Estudo da CNI mostra que real forte reduziu ganho do setor nos últimos 3 anos

BRASÍLIA. Uma das fontes de pressão por mudanças no câmbio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem estudo mostrando que a ¿forte e persistente¿ valorização do real frente ao dólar ¿ que nos últimos três anos foi de 37% ¿ está tirando a rentabilidade das exportações que, no período, caiu 29%. Os economistas da CNI afirmam que a queda poderia ser bem maior, não fossem os preços dos produtos exportados, que subiram 32,7%.

Segundo a CNI, as receitas de exportação também perderam ritmo. Nos quatro primeiros meses do ano, o país exportou US$39,2 bilhões, o equivalente a um crescimento de 16,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No triênio 2003/2005, o valor das exportações crescera, em média, 25% ao ano.

¿Essas evidências de menor dinamismo do setor exportador brasileiro servem como alerta: o Brasil pode estar perdendo a oportunidade de inserir-se no comércio internacional, aproveitando-se do momento favorável, quando a demanda externa ainda exibe vigor. Perde-se, também, a possibilidade de crescimento mais expressivo do PIB¿, diz o documento.

No primeiro trimestre, diz a CNI, o índice de rentabilidade das exportações, calculado pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), caiu 6,7% em relação ao mesmo período de 2005. O gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, afirmou que a queda das exportações desestimula novos investimentos:

¿ O receio é que isso comprometa o crescimento futuro das exportações e, portanto, o crescimento da economia e do PIB.

Pelo levantamento, na indústria de transformação, as empresas mais afetadas pela valorização do câmbio são as de micro, pequeno e médio portes.