Título: NORUEGUESA DESCOBRE MAIS GÁS NO BRASIL
Autor: Monica Tavares, Cristiane Jungblut e Ramona Ordoñe
Fonte: O Globo, 19/05/2006, Economia, p. 27

Produção deve começar no 3º trimestre

OSLO e LA PAZ. A empresa norueguesa Norse Energy e seus parceiros anunciaram ontem a descoberta de uma quantidade maior de gás em seu projeto brasileiro Manati, no campo de Camamu-Almada, na Bahia. Segundo a companhia, o achado é ¿muito animador¿ para o desenvolvimento do projeto.

¿Os medidores indicam depósito de gás com a maior margem bruta de ganho obtida até hoje em um único poço no Brasil¿, informou a Norse Energy em um comunicado. ¿De forma geral, o projeto de desenvolvimento Manati está evoluindo para entrar em produção no terceiro trimestre de 2006¿, diz o texto divulgado pela companhia.

Segundo a Norse Energy, ¿os cálculos mostram depósitos de 327 metros na formação Sergi, dos quais cerca de 80% são aproveitáveis¿. Isso representa 140 mais do que o obtido no poço descoberto, completou a empresa.

Apesar dos avanços na exploração no Brasil e do esforço para diversificar as fontes do gás natural, o presidente da estatal boliviana YPFB, Jorge Alvarado, disse que a Bolívia continuará sendo por um longo tempo a maior fornecedora do mercado brasileiro. Segundo Alvarado, o país não conseguirá obter preços menores que os que La Paz pede pelos 26 milhões de metros cúbicos vendidos diariamente ao Brasil.