Título: GOL, TAM E MAIS SEIS TÊM INTERESSE NA VARIG
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 19/05/2006, Economia, p. 27

Diretor da Alvarez & Marsal afirma que as empresas aéreas discutem as bases do leilão

O diretor da consultoria Alvarez & Marsal, Marcelo Gomes, disse ontem que oito companhias aéreas regulares, entre elas a TAM e a Gol, estão mantendo contato com a empresa para saber informações sobre o empréstimo-ponte e, principalmente, sobre o leilão de ativos da Varig:

¿ Oito estão em contato com a Varig, entre elas Gol, TAM, BRA, OceanAir, Webjet e Trip. Elas procuram informações sobre o empréstimo-ponte, mas o interesse maior é mesmo no leilão da Varig.

Na quarta-feira, os executivos da OceanAir e da Webjet já haviam confirmado interesse apenas no leilão da Varig, pela falta de informações mais detalhadas sobre as garantias para obter o empréstimo-ponte disponibilizado pelo BNDES.

Sobre as três propostas que foram protocoladas no BNDES de interessados no financiamento à Varig, Gomes limitou-se a dizer que são fundos que não haviam negociado antes com a companhia aérea.

Já sobre o fornecimento de combustível à companhia, Gomes espera que hoje, durante a audiência entre a Varig e a BR Distribuidora, no Tribunal de Justiça do Rio, todos os detalhes para fechar a negociação sejam resolvidos. A Varig pede prazo para pagamento do combustível à distribuidora e, em contrapartida, oferece como garantia os recebíveis (passagens vendidas) de cartões de crédito.

¿ Tenho certeza que a BR será parceira ¿ disse Gomes.

O diretor-geral do Banco Brascan, Isacson Casiuch, informou ontem que o FIP Controle, fundo que vai concentrar as ações que a Fundação Ruben Berta (FRB) tem da Varig, já foi registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM):

¿ Agora serão cumpridas as exigências para transferência das ações, entre elas a aprovação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Se todos os procedimentos forem cumpridos sem atropelos, a operação será concluída em dez dias.