Título: EXPLOSÃO DENTRO DO FÓRUM DE SÃO BERNARDO DO CAMPO CAUSA PÂNICO
Autor: Sergio Roxo
Fonte: O Globo, 20/05/2006, O País, p. 8

Artefato explodiu em lixeira e provocou correria, mas ninguém se feriu

SÃO PAULO. Um explosão destruiu uma lixeira ontem de manhã dentro do Fórum de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. Apesar do susto, ninguém se feriu . A polícia não quis informar se o incidente tem relação com os atentados contra policiais e prédios públicos deflagrados por uma facção criminosa na sexta-feira da semana passada.

Segundo servidores que não quiseram se identificar, o artefato explosivo ¿ supostamente um morteiro ¿ estava numa lixeira, no segundo andar do prédio. A explosão ocorreu logo após a entrada dos funcionários, que iniciam o expediente às 9h. Testemunhas disseram que o estrondo provocou pânico entre os servidores.

¿ Uma mulher grávida chegou a desmaiar com o susto ¿ disse uma escriturária.

¿ Foi um corre-corre danado. Eu vi uma pessoa que saiu pela janela, do térreo ¿ contou um segurança do Fórum.

Não havia juízes na hora da explosão

Na hora da explosão não havia juízes no prédio. Eles começam a trabalhar às 13h. Os advogados têm acesso aos processos de seus clientes a partir das 10h e o público só pode entrar às12h30m.

A polícia isolou o quarteirão do Fórum, mas o expediente não foi interrompido. A perícia foi acionada e recolheu fragmentos do artefato. O poder da explosão foi limitado. A parede ficou apenas chamuscada. Só a lixeira foi despedaçada.

Na noite de anteontem, na Zona Leste da capital, uma falsa bomba foi atirada contra a casa de um policial militar. O artefato era composto por dois pedaços de cano atados a um relógio por meio de fios. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM foi ao local e descobriu que a bomba era falsa porque não havia pólvora no interior dos canos.