Título: SIMON QUER SER CANDIDATO
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 20/05/2006, O País, p. 19

Garotinho seria o vice na chapa

BRASÍLIA. Os defensores do lançamento de um candidato à Presidência da República pelo PMDB vão voltar à carga na próxima semana. O senador Pedro Simon (PMDB-RS), atendendo a apelos, decidiu se apresentar como candidato. Simon conversou por telefone com o ex-governador do Rio Anthony Garotinho, que admitiu ser o vice em sua chapa. Na segunda-feira, o ex-presidente Itamar Franco deve dar apoio à candidatura do gaúcho.

O grupo do PMDB que defende a candidatura própria insiste que há espaço para um novo nome na disputa, já que o tucano Geraldo Alckmin tem dificuldades para deslanchar.

¿ Conversamos muito sobre a retomada da campanha pela candidatura própria. O Garotinho insiste na tese da candidatura e, para viabilizá-la, se dispôs a ser vice. Aguardamos apenas a manifestação do Itamar ¿ disse Simon.

A derrota da candidatura própria por uma margem estreita, 351 a 303 votos, na convenção de 13 de maio, motivou a nova tentativa. Mas os adversários da tese, tanto governistas quanto de oposição ao governo Lula, articulam para aprovar na executiva o adiamento da convenção ordinária de 11 de junho para 29 de junho. A intenção é realizar a convenção nacional depois de aprovadas as candidaturas e as alianças estaduais, inviabilizando a candidatura própria ao Palácio do Planalto.

¿ Com a consolidação das alianças regionais, a decisão de não ter candidato se tornará irreversível ¿ afirmou o governador Eduardo Moreira (SC).