Título: REFERENDO EM MONTENEGRO PODE PÔR FIM AO QUE RESTA DA ANTIGA IUGOSLÁVIA
Autor:
Fonte: O Globo, 20/05/2006, O Mundo, p. 47

Separatistas lideram pesquisa em voto amanhã sobre união com Sérvia

PODGORICA, Sérvia e Montenegro. Quase 485 mil eleitores deverão ir às urnas amanhã para decidir se querem tornar Montenegro um Estado independente ou manter a união com a Sérvia. O clima é tenso, já que o resultado do histórico referendo não está claro: os separatistas têm 56% das intenções de votos, segundo pesquisas, e precisam de pelo menos 55% para assegurar a independência, de acordo com regras determinadas pela União Européia (UE) ¿ que exige também um índice de participação de eleitores superior a 50%.

A independência levaria Montenegro a buscar por conta própria seu ingresso na UE e acabaria com o que resta da antiga Iugoslávia, depois da separação das repúblicas de Eslovênia, Croácia, Bósnia e Macedônia durante as guerras dos Bálcãs nos anos 90. Mas partidários do Estado de Sérvia e Montenegro esperam reverter a tendência indicada nas pesquisas. Eles são liderados pelo Partido Socialista do Povo, que denunciou tentativas de compra de votos e pressões sobre eleitores.

A atual Sérvia e Montenegro foi estabelecida há apenas três anos. Os dois territórios e seus vizinhos estiveram unidos durante quase um século, atravessando duas monarquias, a Iugoslávia comunista de Tito e ainda a federação liderada por seu sucessor, o sérvio Slobodan Milosevic.

O atual governo pró-independência de Montenegro afirma que a separação traria desenvolvimento econômico e seria um caminho mais fácil para o ingresso na UE, que este mês paralisou as negociações com o país neste sentido devido ao não cumprimento da exigência de prender o fugitivo Ratko Mladic, acusado de crimes de guerra. Já os defensores da união dizem que Montenegro é um território pequeno demais (650 mil habitantes) para sobreviver com independência e não poderia arcar com a perda de empregos e de sistemas de educação e saúde que a populosa Sérvia oferece.