Título: CIDADE SOFRE HÁ DÉCADAS COM PROJETOS FRUSTRADOS
Autor: Luciana Rodrigues e Mariza Louven
Fonte: O Globo, 21/05/2006, Economia, p. 34

Prefeito teme aumento das favelas

O prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto, o Charlinho, está preocupado com a favelização da cidade. Com menos de 100 mil habitantes e extensas áreas livres, o município sempre atraiu pessoas de fora depois do anúncio de grandes empreendimentos nunca concretizados, como a expansão da CSN, na década de 70, o pólo petroquímico da Petrorio, nos anos 80, e a zona de processamento de exportações, nos anos 90.

¿ A última frustração foi com a petroquímica da Petrobras, que foi para Itaboraí. É só bola na trave ¿ afirma o diretor da Associação Comercial e Industrial, Marcelo Godinho.

Segundo Godinho, nos anos 70, o médico José Maia, proprietário de um hospital, investiu no negócio esperando atender a demanda da CSN e perdeu dinheiro. Outro efeito colateral é o alto preço dos imóveis. O aluguel de um quarto e sala já custa em torno de R$400.

Ainda inconformado com a perda da refinaria da Petrobras e com a decisão da CSA de ir para Santa Cruz, o prefeito lamenta a falta de planejamento. Na sua opinião, os projetos deveriam ser feitos em conjunto, para que a prefeitura programasse a infra-estrutura necessária. Charlinho teme que a maioria dos operários contratados para a obra da CSA acabe em Itaguaí, onde crescem as invasões de terras.

Serão 18 mil vagas diretas na construção, mas apenas 3,5 mil empregos para a operação da usina. E uma das grandes vantagens do Porto de Itaguaí, frente a Santos ou ao Porto do Rio, é justamente a ausência de favelas nas suas vias de acesso.

¿ A sociedade tem que se mobilizar e participar de audiências públicas, influir no plano diretor, para exigir contrapartidas sociais desses investimentos. É um mito achar que megaprojetos desse tipo trazem desenvolvimento social automático ¿ alerta o economista Leonardo Muls, professor da UFF, que fez sua tese de doutorado sobre Itaguaí.

O presidente da Federação das Associações de Moradores de Itaguaí, Jorge Martins, acha que a cidade não está preparada.

¿ Quando se fala em empreendimento, começa a vir gente pra cá ¿ diz ele. ¿ Já tem várias favelas na cidade: a do bairro do Engenho, Amendoeira, Jardim América, Chaperó e Mangueira ¿ cita Martins. (M.L. e L.R.)