Título: PROMESSA DE RIGOR EM PRESÍDIO FEDERAL
Autor: Bernardo de la Peña e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 22/05/2006, O País, p. 4

Agentes usarão câmeras e vidros blindados, além de revistar advogados

BRASÍLIA. Um modelo de penitenciária à prova de rebeliões e fugas, com 200 celas individuais de aproximadamente seis metros quadrados cada uma; separados em celas individuais, os presos terão poucas chances de criar facções e planejar atos criminosos, como fazem nos presídios comuns. É essa a promessa do governo para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, que deverá receber mais de 40 presos de São Paulo, a maioria deles da facção criminosa acusada de patrocinar assassinatos de policiais e promover atentados em série contra instalações públicas do estado nos últimos dias. A polícia fluminense também deve enviar o traficante Fernandinho Beira-Mar para lá. A inauguração do primeiro presídio federal do Brasil está marcada para o dia 20 de junho.

Conversas entre presos e advogados serão filmadas

Para alguns especialistas, a solidão de celas individuais é um poderoso remédio contra presos valentes. Além das ficar isolados, os presos não terão contato físico com os carcereiros e nem mesmo com os advogados. Os detentos só poderão conversar com pessoas não inscritas na lista de visitas íntimas em salas especiais. Advogados e presos estarão separados por uma divisória de vidro blindado, e os encontros serão filmados por câmeras do circuito interno de TV. A lei proíbe a gravação desse tipo de conversa sem a autorização judicial, mas, segundo Maurício Kuehne, diretor do Departamento Penitenciário Nacional, nada impede a filmagem das cenas. A idéia é dificultar que advogados do crime levem armas, drogas, celulares, entre outros itens proibidos, para dentro da cadeia.

¿ Nosso objetivo é ter nos presídios as lideranças negativas ¿ afirmou Kuehne.

Antes da entrada na ala dos detentos, os advogados terão ainda que passar por detectores de metais, raios-X e até por um espectômetro, aparelho que detecta a presença de maconha e cocaína, entre outras drogas. Se houver algum sinal de alerta, os advogados poderão ser submetidos ainda a revista manual.

¿ O advogado em situação suspeita que não quiser abrir a mala não entra. Fazemos isso nos aeroportos e ninguém chia ¿ diz o diretor.

O rigor também será extensivo aos 172 agentes já contratados para trabalhar no presídio. Eles serão submetidos à revista diariamente ao chegar aos locais de trabalho, além de usar uniformes, deixando roupas e objetos pessoais em escaninhos de uma sala da ala administrativa.

O presídio começou a ser construído no final de 2004, depois de passar quase 20 anos no papel. Depois de Catanduva, o governo pretende inaugurar outros, em Campo Grande-MS, Mossoró (RN) e Porto Velho (RO), ao longo dos próximos dois anos.