Título: PROTESTO UNE 21 CIDADES CONTRA IMPUNIDADE
Autor: Bernardo de la Peña e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 22/05/2006, O País, p. 4

Manifestação leva cerca de cem pessoas à Cinelândia no Dia da Dignidade Nacional

Um protesto contra a corrupção, a impunidade e a violência reuniu cerca de cem pessoas em frente à Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, centro do Rio. Eles usavam narizes de palhaço e roupas pretas, com a inscrição Basta!. Durante o ato, foi distribuído um manifesto, lido do alto de um trio elétrico pelas atrizes Cristiane Torloni e Lúcia Veríssimo. Os manifestantes lavaram com sabão uma bandeira do Brasil estendida no chão da praça. Os protestos, que aconteceram também em outras vinte e uma cidades, foram organizados pelo movimento Reforma Brasil, em homenagem ao Dia da Dignidade Nacional.

Cristiane Torloni fez um apelo para que, na véspera das eleições, seja divulgada pela mídia lista com os nomes de todos os políticos acusados de corrupção no país. A atriz leupartedo manifesto:

¿ Estão vendendo nossos sonhos tão barato que ninguém acredita. O Brasil não está à venda. Somos uma sociedade que não admite mais o descaramento de alguns políticos. Queremos ações positivas do governo. Nosso país só é pobre para nós, que não transitamos na esfera de poder. Queremos cantar nosso hino e beijar nossa bandeira. Gritem todos: basta! ¿ disse Cristiane Torloni.

LúciaVeríssimo leu a parte do manifesto que protestava contra a violência no país:

¿ Chega de violência nas ruas. Chegamos ao limite da intolerância

¿Nossa pensão virou mensalão¿, diz faixa

Os manifestantes saíram em passeata até o aterro do Flamengo, carregando faixas com inscrições como ¿Abaixo a república da corrupção. Viva o império do Brasil¿. Também aderiram ao movimento funcionários da Varig e aposentados, que, em faixas, faziam referências às denúncias de corrupção nos fundos de pensão dos servidores: ¿Nossa pensão virou mensalão¿.

De acordo com o movimento, ocorreram manifestações em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Rio, Salvador, Campo Grande, Recife, Fortaleza, Varginha, Ribeirão Preto, Goiânia, Vitória, Santos, Itajaí, Niterói, São José dos Campos, Nova Friburgo, Joinville, Votorantim e São Paulo.