Título: CAPACITAÇÃO DE POLICIAIS FICA SÓ COM 3% DO FUNDO
Autor:
Fonte: O Globo, 22/05/2006, O País, p. 5

Estudo diz que 86% das verbas são para comprar equipamentos

A análise dos 820 convênios entre a União e os estados e municípios, que envolveram cerca de R$1,2 bilhão do Fundo nacional de Segurança Pública, mostra que 86% do valor foi aplicado na compra de equipamentos, como viaturas e armas. Apenas 7% do total foram gastos em projetos inovadores; 4% em novas instalações; e 3% na capacitação das forças policiais.

¿ O potencial de ação do governo federal na segurança pública ainda não foi plenamente alcançado. Em parte por ser necessário socorrer as polícias dos estados, que estão com a língua de fora, e em parte porque sempre há outros interesses políticos em questão ¿ diz o doutor em sociologia da UnB, Arthur Costa, um dos responsáveis pelo estudo.

As disputas políticas ficam mais acirradas em momentos de crise como o que vive hoje o estado de São Paulo. Na quarta-feira, o ex-governador de São Paulo e pré-candidato a presidente Geraldo Alckmin pressionou o presidente Lula a liberar mais recursos.

¿ É um jogo duplo. Estados não aceitam interferências na autonomia e o governo federal é tímido para exigir condições para liberar os recursos ¿ diz o sociólogo.