Título: BOMBAS DESAFIAM NOVO GOVERNO
Autor:
Fonte: O Globo, 22/05/2006, O Mundo, p. 17

Premier iraquiano promete força máxima contra terror, mas atentados matam 17

BAGDÁ

Um dia depois de formar o primeiro governo permanente no Iraque desde a queda de Saddam Hussein, há mais de três anos, o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, prometeu ontem dar prioridade máxima ao combate ao terrorismo. Na primeira reunião de seu Gabinete, ele ainda fez um apelo à unidade nacional e ofereceu-se para dialogar com rebeldes que deixarem suas armas e puserem fim a milícias que espalham violência no país. Mas, numa amostra das dificuldades que terá pela frente, várias bombas explodiram em Bagdá, matando pelo menos 17 pessoas e ferindo dezenas.

¿ Vamos usar força máxima contra o terrorismo, mas também precisamos de uma iniciativa nacional. Armas devem ser permitidas apenas nas mãos do governo. Milícias, esquadrões da morte, terrorismo e assassinatos não são coisas normais e precisamos pôr fim às milícias ¿ disse Maliki.

Seu apelo foi ignorado, entretanto, por um homem-bomba que explodiu num popular restaurante lotado na capital, matando 13 pessoas e ferindo 18, no mais violento atentado do dia. Mais quatro pessoas morreram em outros dois atentados a bomba em Bagdá.

A formação do governo iraquiano deu esperanças a muitos americanos de que esteja mais próxima a volta dos cerca de 130 mil soldados de seu país mantidos no Iraque. Cautelosa, porém, a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, afirmou em Washington que ainda é cedo para prever esse retorno.

¿ Antes de termos uma discussão com o governo iraquiano, é prematuro começar a firmar compromissos firmes sobre como será a redução (das tropas americanas) ¿ disse Condoleezza em entrevista à TV Fox.

Por outro lado, a secretária manifestou confiança no novo premier iraquiano:

¿ Ele é um líder forte. Estive com ele, olhei em seus olhos. É alguém determinado a fazer o que é certo para o povo iraquiano.

Bush telefona a premier e se mostra otimista

O presidente George W. Bush telefonou ontem para o premier, felicitando-o pela formação do Gabinete, ocorrida numa sessão tumultuada no sábado, em que líderes sunitas, xiitas e curdos se desentenderam. Vários sunitas abandonaram a sessão e três dos mais importantes ministérios permaneceram em aberto: Defesa, Segurança Nacional e Interior. Mas Bush mostrou otimismo:

¿ A formação de um governo de unidade no Iraque é um novo dia para milhões de iraquianos que querem viver em liberdade ¿ declarou o presidente.

Para o enviado dos EUA a Bagdá, Zalmay Khalilzad, a atuação de Maliki este ano será crucial para o futuro do Iraque:

¿ Os próximos seis meses serão realmente críticos para o Iraque, para lidar com a reconciliação e unir os iraquianos. Haverá problemas, porque esse processo de formar um Estado e uma nação e combater o terror leva tempo.

Já um outro diplomata ocidental em Bagdá previu que as divisões étnicas deverão manter o país numa situação explosiva:

¿ Muitas coisas ainda podem dar errado. Não é um trabalho para poucos meses.