Título: MONTENEGRO: VOTO APERTADO PELA INDEPENDÊNCIA
Autor:
Fonte: O Globo, 22/05/2006, O Mundo, p. 18

Eleitores favoráveis à separação da Sérvia são 55,3%, segundo projeções. Resultado oficial será conhecido hoje

PODGORICA. Projeções não oficiais indicaram que, por uma pequena margem de 0,3 ponto percentual, os eleitores de Montenegro optaram por ter um país independente da Sérvia. A vitória do ¿sim¿ se daria com 55,3% dos votos no referendo realizado ontem. O resultado final, a ser divulgado hoje, pode trazer mudanças, já que a vantagem supera por pouco os 55% de aprovação exigidos pela União Européia para a legitimação da independência.

Povo vai às ruas comemorar projeção de vitória

Se confirmada, a vitória vai por fim ao último vestígio da antiga Iugoslávia e a uma união que perdura desde 1918. Sem esperar pelo resultado, o primeiro-ministro montenegrino, Milo Djukanovic, proclamou a vitória dos independentistas. Mas os dois territórios ainda disputarão unidos a Copa do Mundo de futebol.

Assim que foram divulgadas as primeiras projeções ¿ feitas por duas instituições não-governamentais, o Centro pelas Eleições Livres e pela Democracia e o Centro de Monitoramento ¿ jovens saíram às ruas de Podgorica, a capital, para comemorar.

O comparecimento às urnas foi maciço. Mais de 85% dos 485 mil eleitores participaram da votação. O número mínimo de votantes necessário para legitimar o pleito ¿ metade mais um do total de eleitores ¿ foi alcançado na primeira hora de votação. Havia poucas dúvidas no decorrer da eleição de que o ¿sim¿ apareceria com muita força. A questão era saber se teria força para alcançar os 55% de votos.

¿ Este é um grande dia para Montenegro ¿ disse Djukanovic, um dos líderes pró-independência. ¿ A resposta do povo ao referendo nos abrirá as portas da integração euro-atlântica.

As filas começaram cedo nos postos de votação. Homens mais velhos com suas roupas domingueiras respondiam sim ou não a uma questão numa folha rosa: ¿Você quer que Montenegro seja um Estado independente?¿.

Não houve notícia de tumulto. O comparecimento foi ainda maior no norte do país, dominado por sérvios que queriam a continuação do Estado conjunto. No sul, as minorias albanesas e muçulmanas uniram-se às forças do ¿sim¿.

A união de Sérvia e Montenegro foi criada em 2003 com a mediação da União Européia, que temia mais conflitos no processo de fragmentação nos Bálcãs. Antes, os dois territórios ¿ que têm as mesmas língua e cultura ¿ estiveram juntos sob duas monarquias, na Iugoslávia de Tito e na Federação Iugoslava formada por Slobodan Milosevic. A Sérvia é a parte dominante da união, com uma população de 7,5 milhões e uma economia dez vezes maior que a do vizinho. O divórcio, na verdade, terá poucas conseqüências práticas, pois os países já têm leis e moedas diferentes, compartilhando apenas defesa e diplomacia.

Montenegro tem 620 mil habitantes, divididos entre maiorias montenegrinas e sérvias e minorias bósnias e albanesas. Os lideres pró-independência acreditam que, apesar de suas diminutas características, o país tem mais chance de alcançar prosperidade econômica sozinho do que por meio de uma débil união com a Sérvia. O principal meio seria o turismo.