Título: CRM PREPARA RELATÓRIO SOBRE OS CORPOS
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 23/05/2006, O País, p. 3

SÃO PAULO. O Conselho Regional de Medicina (CRM-SP) finaliza hoje relatório que será apresentado ao Ministério Público Federal com os nomes de 273 pessoas mortas de forma violenta em São Paulo entre os dias 12 e 19 deste mês, durante os atentados comandados por criminosos, seguidos por violenta reação de policiais. Dessas mortes,109 estariam relacionadas aos confrontos entre policiais e suspeitos de participar da facção. Além de nomes, que continuarão sob sigilo, o documento descreverá como cada vítima morreu.

Há suspeitas de que alguns corpos apresentariam sinais de execução, com tiros na nuca, na cabeça e nas costas. Legistas do CRM-SP passaram o fim de semana analisando os laudos necroscópicos e os cadáveres que continuavam no IML. Até ontem 12 corpos não haviam sido identificados. O relatório será feito com base apenas nas informações que constam dos laudos elaborados pela polícia técnica do estado.

O presidente do CRM-SP, Desiré Carlos Callegari, informou ontem que a entidade fará um relatório descritivo, ¿sem caráter investigativo¿.

¿ Não temos poder para investigar nada, apenas para descrever o que nossos legistas verificaram no IML ¿ disse Callegari, depois de reunião no Ministério Público Federal.

Uma comissão independente formada por integrantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Pastoral Carcerária, da ONG Conetas, além do Ministério Público e do CRM-SP, decidiu encaminhar ofício ao Ministério Público Estadual exigindo que o grupo possa acompanhar as investigações sobre as mortes.

¿Queremos obter informações sobre as vítimas, sejam elas policiais, agentes penitenciários ou civis e seus familiares para que possamos apoiá-los e orientá-los em relação às medidas legais possíveis, de acordo com o desenrolar dos fatos¿, diz nota distribuída pelo Ministério Público Federal.