Título: DEZESSETE FOGEM DE PRESÍDIO PAULISTA
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 23/05/2006, O País, p. 4

Detentos cavaram túnel; polícia recapturou oito

SÃO PAULO. Dezessete presos fugiram por um túnel na madrugada de ontem da Penitenciária Luiz Gonzaga Vieira, em Pirajuí, a 400 quilômetros da capital paulista. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, oito dos fugitivos haviam sido recapturados pela polícia até o fim da tarde de ontem.

A fuga aconteceu por volta das 4h. Os presos cavaram um túnel que começava em duas celas do Pavilhão Habitacional 2, ligando-as até a parte de fora da penitenciária. Durante a fuga, agentes da escolta e da vigilância da penitenciária perceberam a movimentação dos presos e estranharam, disparando o alarme. Os agentes chegaram a dar tiros de advertência, mas não conseguiram conter a fuga dos 17 detentos.

Ontem de manhã, policiais militares patrulharam a região próxima à penitenciária. Foram usados helicópteros para auxiliar os policiais no trabalho de recaptura. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, já foi instaurada sindicância interna para esclarecer se os presos tiveram ajuda de funcionários da unidade na construção do túnel e durante a fuga. A penitenciária tem problemas de superlotação: tem capacidade para abrigar 872 presos, porém ontem contava com 1.256 detentos.