Título: ITAMAR DESISTE DE SER CANDIDATO À PRESIDÊNCIA
Autor: Luiza Damé e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 23/05/2006, O País, p. 12

BELO HORIZONTE e PORTO ALEGRE. O ex-presidente Itamar Franco desistiu da pré-candidatura à Presidência da República pelo PMDB e vai tentar disputar vaga no Senado. O anúncio aconteceu para um grupo de deputados federais e estaduais na sede do partido em Minas, com a leitura de um texto.

¿Quando ofereci meu nome à decisão soberana dos nossos convencionais, o fiz em nome de uma tese, a da candidatura própria, julgando estar oferecendo outra opção para um pensamento majoritário e firme, consensual e conforme a vontade da maioria absoluta do partido¿, escreveu Itamar.

Apesar da desistência, Itamar não confirmou o apoio ao lançamento do senador Pedro Simon para presidente na convenção do partido. Itamar disse que aguarda um comunicado de Simon. Segundo ele, Simon e o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia foram os responsáveis pelo lançamento da sua pré-candidatura.

O governador gaúcho Germano Rigotto, no entanto, espera ter o apoio de Itamar à candidatura de Simon. Rigotto sugeriu ontem a formação de uma frente de centro-esquerda com o PDT e o PPS em torno do senador. Simon reafirmou que está disposto a concorrer, se for uma decisão do PMDB.

www.oglobo.com.br/pais