Título: BLOGS SE MULTIPLICAM E JÁ CHEGAM A 40 MILHÕES
Autor: Erica Ribeiro, Geralda Doca e Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 23/05/2006, Economia, p. 31

Segundo Technorati, esse número pode dobrar nos próximos seis meses

O número de blogs no ciberespaço tem crescido de forma exponencial. De acordo com a Technorati, ferramenta de buscas especializada no assunto, em apenas dois meses e 11 dias mais de dez milhões de weblogs ¿ diários na rede ¿ foram criados na internet, um crescimento considerado surpreendente. Na última pesquisa, divulgada em março pela Technorati, eram cerca de 30 milhões de blogs ativados no mundo. Agora, o número ultrapassou a casa dos 40 milhões.

Ainda segundo a pesquisa, intitulada ¿Estado da Blogosfera¿, o número de blogs cresceu 60 vezes nos últimos três anos e dobra a cada seis meses. Ou seja, daqui a seis meses o ciberespaço poderá somar um total de 80 milhões de blogs ativados. Por dia, 75 mil blogs são criados, numa média de um a cada segundo. Outro dado importante: a cada hora, 50 mil posts (anotação no diário) são criados, num fenômeno poucas vezes visto na web.

Os idiomas campeões no número de blogs ainda são o japonês e o mandarim, mas a participação dos outros países tem crescido consideravelmente, principalmente a fatia das nações de língua inglesa. Esta já responde por 31% de participação no montante total. Não há estatísticas a respeito do número existente no Brasil, mas se sabe que aqui, como nos outros países, os blogs passaram, há tempos, da categoria de diário pessoal a potenciais veículos de comunicação.

Jornais de importância mundial, como ¿The Washington Post¿e ¿The New York Times¿, além de redes internacionais de TV, como a CNN, abriram os olhos para o potencial dos blogs como canais de comunicação e adotaram o formato em seus sites.

O Technorati também avaliou o impacto dos blogs na mídia tradicional. Blogs como Boing Boing (http://boingboing.net), Engadget (http://engadget. com/), PostSecret (http://postsecret. com/) e Daily Kos (http://dailykos. com/) são citados como casos de sucesso pelo crescimentos de suas audiências. O PostSecret, número três na lista dos cem blogs de maior sucesso de acordo com a Technorati, tem mais de 12 mil blogs com link redirecionando o acesso para ele.

O sucesso de um blog é medido não somente pelo número de visitas que recebe como pela quantidade de links direcionados a ele. Assim, quanto mais links tiver, mais popular ele será e mais bem colocado estará no ranking.