Título: DEBATE NO PERU TERMINA EM EMPATE
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 23/05/2006, O Mundo, p. 33

García continua à frente de Humala com quase 60% das intenções de voto

BUENOS AIRES. O esperado debate entre os candidatos à Presidência do Peru, Alan García e Ollanta Humala, terminou em empate, segundo analistas ouvidos pelo GLOBO. A menos de duas semanas do segundo turno, no próximo dia 4, o cenário eleitoral continua sendo o mesmo: García, candidato do Partido Aprista Peruano, está em primeiro lugar nas pesquisas, com quase 60% das intenções de voto, contra pouco mais de 40% de Humala, líder do movimento nacionalista União pelo Peru.

Durante o debate, o candidato aprista, que governou o Peru entre 1985 e 1990, mostrou-se mais cauteloso e menos agressivo do que seu adversário. Humala, um ex-militar que comandou uma tentativa de golpe de Estado em janeiro de 2000, optou pelo ataque constante e prometeu implementar medidas populares, entre elas a redução de 30% no preço dos combustíveis, a reforma da Constituição e a revisão de todos os contratos assinados com empresas estrangeiras. Já García (que deixou o país mergulhado na hiperinflação e foi processado por corrupção) defendeu a necessidade de construir uma nova democracia social ¿que respeite as liberdades de expressão e o equilíbrio de poderes¿.

¿ García mostrou-se mais controlado e Humala apelou para o ataque. O ex-presidente transmitiu mais confiança ¿ disse Carlos Franco, professor da Universidade de San Marcos.

Na visão do diretor da empresa de consultoria Datum, Manuel Torrado, García provou estar mais capacitado para governar o país.

¿ Nossa última pesquisa, antes do debate, deu 58% para García e 42% para Humala. Não acredito que a situação tenha mudado. Humala melhorou bastante, mas não é suficiente ¿ assegurou o analista peruano.