Título: MONTENEGRO ADIA RESULTADO OFICIAL DE REFERENDO
Autor:
Fonte: O Globo, 23/05/2006, O Mundo, p. 33

Comissão revê e divulga hoje números finais. Expectativa é de confirmação da independência

PODGORICA. A Comissão Central Eleitoral de Montenegro adiou para hoje o resultado oficial do referendo em que 55,4% dos montenegrinos decidiram domingo dissolver a união com a Sérvia e transformar a montanhosa nação balcânica no mais novo país independente do planeta.

O adiamento decorre de dificuldades da comissão municipal da capital, Podgorica, em chegar a um consenso sobre os votos em 37 seções eleitorais, totalizando 19 mil do total de 420 mil votos. Os partidos favoráveis à manutenção da união com a Sérvia exigem a recontagem de todos os votos, dada a estreitíssima margem de 0,4% acima dos 55% necessários para que a secessão ocorra, segundo estabelecido pela União Européia (UE). Os unionistas querem também a revisão das listas de eleitores que moram no exterior e foram a Montenegro apenas para votar. O comparecimento às urnas foi de 86,3%.

Ministros sérvios e OSCE já reconhecem independência

A expectativa, no entanto, é de que não haja modificação no resultado, já reconhecido pela UE, pela Otan, pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e até por membros do governo da Sérvia. Ontem, a OSCE declarou num comunicado que o referendo ¿ monitorado por centenas de observadores ¿ transcorreu conforme ¿as normas internacionais democráticas¿.

¿ Os resultados expressam a vontade do povo ¿ disse o chanceler belga, Karel de Gucht, presidente em exercício da organização.

O ministro das Finanças da Sérvia, Mjladjan Dinkic, assegurou que seu país manteria ¿boas relações de vizinhança¿ com Montenegro e considerou o referendo ¿democrático¿.

¿ Respeitaremos a vontade dos habitantes de Montenegro porque, segundo as regras da União Européia, eles conseguiram uma clara maioria a favor da independência ¿ declarou.

Sem esperar os resultados oficiais, o premier montenegrino, Milo Djukanovic, proclamou a vitória dos secessionistas na madrugada de ontem.

¿ Por vontade de seus cidadãos, Montenegro restabeleceu sua independência ¿ declarou diante de uma multidão exultante em Podgorica. ¿ Temos nosso Estado.

Confirmado o resultado preliminar já divulgado, o referendo porá fim ao que restou da antiga Iugoslávia, país criado no final da Primeira Guerra Mundial em 1918. Com isso, Montenegro, pequena nação de 650 mil habitantes, voltará a ser independente, status de que gozou entre 1356 e 1479 ¿ resistiu 90 anos a mais do que a Sérvia à investida dos turcos nos Bálcãs no fim da Idade Média ¿ e entre 1799 e 1918. Desde a dissolução da antiga Iugoslávia na década de 1990, Montenegro já tinha na prática um alto grau de autonomia em relação à Sérvia, com suas próprias leis, governo, Parlamento e moeda, ficando apenas as relações exteriores e a defesa sob decisão conjunta com Belgrado.