Título: Alckmin diz que Lula governa para os ricos
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 24/05/2006, O País, p. 12

Candidato tucano ataca o presidente e também o Congresso: 'Para onde você olha tem desvio de dinheiro público'

PORTO ALEGRE. O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, voltou ontem a atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que o atual governo beneficiou os ricos ao promover grande concentração de renda. Alckmin se referia ao discurso do presidente que, mais cedo, em Tocantins, dissera que no país há políticos que não gostam de pobre.

- Lula gosta dos pobres, mas trabalha para os ricos. O valor de R$156 bilhões de juros no ano passado foi um grande programa de concentração de renda - afirmou Alckmin.

Ataques ao Congresso: 'Pior do que está é impossível'

O candidato tucano esteve ontem no Rio Grande do Sul, onde visitou órgãos de imprensa e se reuniu com políticos e líderes do setor agrícola. Alckmin também criticou o Congresso que, segundo ele, precisa passar por uma forte renovação, não apenas de pessoas mas também de princípios.

- Pior do que está (o Congresso) é impossível. Nunca vi algo igual e olha que fui deputado federal por duas vezes, passei pelos anões do Orçamento, mas agora é tudo mais grave, porque não são fatos isolados. Para onde você olha tem desvio de dinheiro público. E o pior é que agora impera a impunidade. Na época dos ladrões do Orçamento, 11 deputados foram cassados e agora não acontece nada. É necessário uma alta renovação do Congresso - afirmou, em entrevista à Rádio Guaíba.

Ex-governador afirma que crise é o custo PT

Ao comentar os elogios feitos por Lula ao governador de São Paulo, Cláudio Lembo, Alckmin voltou à carga:

- Fico contente que ele esteja elogiando o governador Lembo porque até agora ele elogiava os 40 ladrões - disse, referindo-se aos 40 petistas e aliados denunciados ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República por envolvimento com o mensalão.

Alckmin recomendou que o presidente trabalhe mais e se preocupe com o que está acontecendo na economia.

- (Lula) precisa trabalhar mais. Tem muito discurso. Hoje passei o dia em contato com o setor agrícola e a crise é gravíssima. O que está acontecendo vai representar um grande desemprego. A crise já vem ocorrendo há dois anos e o governo não faz nada. O Brasil precisa ter um conjunto de reformas, política, fiscal, e um câmbio melhor. Toda a crise atual é culpa do governo, é o custo PT.

Alckmin também se reuniu com o candidato do PP ao governo do estado, Francisco Turra, com integrantes do PFL e dirigentes do PSDB. Depois, visitou o governador Germano Rigotto (PMDB) no Palácio Piratini. Os dois analisaram o quadro político nacional e Alckmin disse respeitar a posição do governador gaúcho pela candidatura própria do PMDB.