Título: LUCRO DA SCHINCARIOL CRESCEU 71% EM 2005
Autor:
Fonte: O Globo, 24/05/2006, Ronaldo D"Ercole, p. 31

SÃO PAULO. O grupo Schincariol, segundo maior fabricante de cerveja do país, encerrou 2005 com lucro líquido de R$120,9 milhões, resultado 71,2% maior que os R$70,6 milhões obtidos no ano anterior. De acordo com o balanço divulgado ontem, as vendas totais do grupo sediado em Itu, no interior paulista, atingiram R$3,1 bilhões no ano passado, um aumento de 21,5% sobre os R$2,56 bilhões de 2004. Em 2005, as receitas líquidas da multinacional AmBev, que lidera o mercado nacional de cervejas, somaram R$8,1 bilhões somente no Brasil.

O patrimônio líquido consolidado do grupo Schincariol cresceu 35%, de R$366,7 milhões para R$496,3 milhões.

De acordo com dados da Nielsen, que audita o consumo de cerveja no Brasil, em março a Schincariol detinha 12,5% de participação no mercado brasileiro. A AmBev, com seu extenso portfólio de marcas (que inclui as líderes Skol e Brahma), tinha 68,9% das vendas.

A Kaiser, hoje controlada pela mexicana Femsa, com fatia de mercado de 8,1%, e o grupo Petrópolis (dono da marca Itaipava), com 6%, vinham em seguida no ranking divulgado pela Nielsen.

Alvo de uma megaoperação da Polícia Federal e da Receita Federal há um ano, a Schincariol, na figura de seus executivos, está sendo processada por crimes de sonegação fiscal e evasão de divisas, entre outros delitos. Os dirigentes da Schincariol não quiseram comentar os resultados do grupo. (Ronaldo D'Ercole)