Título: OLIVER STONE DESMENTE LÍDER VENEZUELANO
Autor: Janaína Figueiredo
Fonte: O Globo, 24/05/2006, O Mundo, p. 34

Cineasta diz que não vai dirigir filme sobre golpe

CARACAS. Geralmente envolvido em polêmicas com outros líderes do continente - seu alvo preferido é o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush - o mandatário venezuelano, Hugo Chávez, envolveu-se agora em algum tipo de mal-entendido com o cineasta americano Oliver Stone. Anteontem, o premiado diretor emitiu um comunicado negando que vá dirigir um filme sobre o golpe de Estado de 2002 na Venezuela, que manteve Chávez fora do poder por 48 horas.

O presidente afirmara em seu programa dominical de rádio e TV que Stone - que em 2003 dirigiu o documentário "Comandante", sobre o presidente de Cuba, Fidel Castro - faria o filme.

- Então haverá um filme. Será que o governo do império tentará impedir de mostrarem um golpe que eles mesmos planejaram? Vamos ver se eles podem - disse Chávez, referindo-se aos Estados Unidos, que ele acusa de ter patrocinado a tentativa de derrubá-lo.

Stone desmentiu Chávez: "Os rumores de que estou dirigindo um filme sobre o golpe de 2002 na Venezuela são falsos e infundados", disse o cineasta, por meio de seu agente. Ele ganhou o Oscar de melhor diretor com "Platoon" e "Nascido em 4 de Julho".

O golpe que derrubou brevemente Chávez ocorreu em 12 de abril de 2002, após rumores de que o presidente havia renunciado no rastro do assassinato de cerca de uma dezena de pessoas numa marcha da oposição. O empresário Pedro Carmona assumiu a presidência apoiado por militares dissidentes, sendo por sua vez derrubado pela parte das Forças Armadas fiel a Chávez, que o resgatou do quartel onde estava preso.

Chávez alega que nunca renunciou ao cargo e desde então entrou em guerra verbal com os EUA, que classificam o presidente como uma ameaça à democracia.