Título: Sensus: Lula venceria todos hoje no 1º turno
Autor: Cristiane Jungblut e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 25/05/2006, O País, p. 8

Petista sobe três pontos percentuais e tucano perde dois; Garotinho cai com a greve de fome

BRASÍLIA. Pesquisa do Instituto Sensus mostra que o presidente Lula hoje venceria a disputa no primeiro turno, em todos os cenários possíveis, inclusive quando são oito os candidatos. Já seu principal adversário, o tucano Geraldo Alckmin, apresentou um índice preocupante para o PSDB: a rejeição a seu nome subiu de 33,5% para de 40,6%, enquanto que a do petista caiu de 35,7% para 34,7% - resultado bastante diferente, porém, do da pesquisa Datafolha. A consulta do Sensus foi divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Na primeira simulação, Lula aparece com 40,5% das intenções de voto, três pontos percentuais a mais do que na pesquisa de abril. Nesta lista estão Alckmin, que passou de 20,6% para 18,7%; Anthony Garotinho, que caiu de 15% para 11,4%; e a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), que cresceu de 4,3% em abril para 6,1% em maio.

O cientista político Ricardo Guedes, do Instituto Sensus, disse considerar que a redução das intenções de voto em Alckmin esteja, provavelmente, relacionada aos atentados do crime organizado em São Paulo. A queda de Garotinho, diz, teria sido motivada, também provavelmente, pela greve de fome e pela decisão da convenção do PMDB contra a candidatura própria.

A pesquisa também simulou alternativas de segundo turno e em todas elas Lula venceria. Contra Alckmin, o petista ganharia por uma diferença de 17,5 pontos - Lula teria 48,8% dos votos contra 31,3% do tucano. Na segunda simulação, Lula teria 52,8% do eleitorado, contra 20,4% de Garotinho. Na terceira lista, Lula teria 52,5% contra 20,3% de Heloisa Helena. Nas simulações de segundo turno, as intenções de voto em Lula sobem em relação a todos os adversários, com exceção do cenário em que concorre com Heloísa Helena. O Sensus ouviu dois mil eleitores entre os dias 18 e 21 de maio. A margem de erro é de três pontos.