Título: Lula: 'A gente não pode se iludir com pesquisas'
Autor: Cristiane Jungblut e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 25/05/2006, O País, p. 8

Presidente diz que é preciso esperar o dia da eleição e reage a críticas de assistencialismo feitas por adversários

BRASÍLIA. Numa reação às pesquisas divulgadas ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não se pode iludir com resultados de agora e que é preciso esperar o dia das eleições. Mas voltou aos ataques ao PSDB e ao candidato Geraldo Alckmin. Sem citar o adversário, que tem acusado o governo de fazer assistencialismo com os programas sociais, Lula afirmou que há gente que não gosta que o governo cuide dos pobres.

- Pesquisa não mexe comigo. Minha cabeça não funciona com pesquisa, não trabalho com pesquisa. Chega um momento em que todo mundo vai saber o que vai acontecer no Brasil, que é o dia da eleição. Vamos ver quem serão os candidatos. Acho que a gente não pode se deixar iludir por pesquisa feita muito antes do processo de decisão - disse Lula, em rápida entrevista no Planalto.

Lula desconversou quando perguntado se a violência em São Paulo o beneficiara:

- Não trabalho assim. A questão da segurança é sempre séria, como são sérias outras questões no Brasil.

Em discursos, Lula criticou políticos que não gostam de programas para pobres:

- No Brasil, há um tipo de gente que não gosta que se cuide de pobre. Há uma coisa maluca. Tudo o que você vai fazer é mais difícil, é complicado, porque tem sempre alguém tentando atrapalhar. Fazer a coisa para os ricos é muito mais fácil do que fazer para os pobres.