Título: SENSUS: ATENTADOS EM SP AFETARAM ALCKMIN
Autor: Maria Lima/Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 25/05/2006, O País, p. 9

Maioria acha, porém, que responsabilidade pela segurança pública é do governo federal

BRASÍLIA. A pesquisa CNT/Sensus mostra que a onda de violência em São Paulo prejudicou o desempenho eleitoral do candidato tucano à Presidência da República, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin. Segundo a pesquisa Sensus, 84,1% dos entrevistados tomaram conhecimentos da onda de violência em São Paulo. Destes, 59,5% acreditam que a crise na segurança pública em São Paulo prejudica a campanha de Alckmin; já 27,1% dizem que isso não vai atrapalhar o tucano.

No cruzamento de dados por região, a pesquisa Sensus sobre as intenções de voto para a Presidência mostra que Alckmin caiu na Região Sudeste em relação à pesquisa feita em abril, de 27,1% para 23,6%, acima da margem de erro de três pontos. O tucano também caiu na Região Sul, onde ele apresentava bom desempenho. A queda foi de 24% para 19,3%.

Alckmin, no entanto, manteve-se estável nas regiões Norte e Centro-Oeste, variando de 20,8% para 20,1%. O tucano só teve crescimento (de 8,7% para 10,1%) no Nordeste, onde ele concentrou a maioria de suas recentes viagens pelo país.

- A violência em São Paulo não apenas afetou a performance de Alckmin no Sudeste como deve ter contaminado seu desempenho no Sul e no Sudeste - disse o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes.

Avaliação sobre segurança

Entre os que tomaram conhecimento da onda de violência, 35,4% acham que a responsabilidade pela segurança pública é do governo federal, enquanto 35,1% acham que o assunto cabe aos três poderes: federal, estadual e municipal. Apenas 16,2% dizem que a responsabilidade é dos governos estaduais e 6,5% afirmam que é das prefeituras.