Título: GILBERTO GIL ADMITE DECEPÇÃO COM PT
Autor: Graça Magalhães-Ruether
Fonte: O Globo, 25/05/2006, O País, p. 11

Ministro afirma, porém, que há corrupção em toda parte do mundo

BERLIM. Pouco depois de abrir o festival Copa da Cultura, uma série de eventos brasileiros que serão realizados na Alemanha até o fim do ano, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, admitiu ontem a sua decepção com os escândalos de corrupção nos quais o PT esteve envolvido.

Respondendo a uma pergunta sobre a sua possível decepção com o governo Lula, Gil procurou primeiro minimizar, dizendo que há corrupção no mundo inteiro. Depois, porém, admitiu que ficou decepcionado com o PT.

- Para ser sincero, não posso dizer que fiquei decepcionado porque corrupção acontece em todo canto. Os escândalos de corrupção em si fazem parte do mundo todo. Talvez uma pequena decepção com o fato de que isso (o escândalo) partisse de um setor político que parecia imune. Quer dizer, eu fiquei decepcionado com o fato de o PT fazer o mesmo jogo - disse.

Ele afirmou que o PT foi praticamente forçado a fazer alianças para adquirir "a capacidade de governabilidade" no Congresso, mas disse que para isso não precisava deixar de ficar imune à corrupção.

Um dia antes de cantar em Berlim, hoje, num show cujos ingressos já estavam esgotados ontem, Gil disse que ainda não resolveu se continua no ministério se o presidente Lula conseguir se reeleito porque, disse, às vezes se sente cansado:

- Ainda não resolvi mas já estou pensando no assunto. Às vezes penso que quero me preocupar também com outras coisas, com a música, com a minha família, com a minha saúde. Sinto que preciso também de lazer, de silêncio - disse ele.

No show, que será realizado na Casa das Culturas do Mundo, Gil cantará pela primeira vez a sua nova música sobre a Copa, que vai sair também em CD.

Gil fez um balanço positivo dos seus mais de três anos à frente do ministério. O orçamento subiu de 0,2% para 0,5% do PIB, mas a sua meta é atingir 1%. Ele disse que acha que conseguiu bastante e que não sente mágoa quando é criticado.