Título: DANTAS SERÁ OUVIDO EM COMISSÃO DO SENADO
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 25/05/2006, O País, p. 16

Banqueiro terá que confirmar se petistas no governo pediram dinheiro ao Opportunity

BRASÍLIA. O banqueiro Daniel Dantas foi convidado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado para prestar depoimento e esclarecer as denúncias de que ele teria passado à revista "Veja" uma lista com supostas contas de autoridades do governo brasileiro, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no exterior. Dantas também terá que confirmar se o grupo Opportunity, dirigido por ele, teria sido alvo de um pedido de dinheiro para o PT em troca do apoio do governo.

A audiência pública foi marcada para o dia 7 de junho. Além de Dantas, sua irmã Verônica e o presidente do Citibank, Gustavo Marim, foram convocados para participar da reunião. O requerimento foi apresentado pelos líderes do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e do PFL, José Agripino Maia (RN).

Durante o depoimento do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira na CPI dos Bingos, Virgílio leu trecho de um documento apresentado pelos advogados do Opportunity em ação que corre na Justiça americana.

No documento, os advogados do grupo, que disputa judicialmente nos Estados Unidos e no Brasil com os fundos de pensão o controle da Brasil Telecom, informam sobre um suposto pedido de dinheiro feito por integrantes do PT a executivos do Opportunity. Eles mencionam um depoimento dado por Verônica com referências a informações recebidas de executivos do Citibank.

De acordo com o relato, Verônica teria ouvido deles que o presidente Lula e os ex-ministros José Dirceu e Antônio Palocci não gostavam de Daniel Dantas.