Título: PF INVESTIGA DESVIO DO BOLSA FAMÍLIA EM MINAS
Autor:
Fonte: O Globo, 25/05/2006, O País, p. 16

Segundo a polícia, funcionário da Caixa fazia saques com as senhas dos beneficiados

BELO HORIZONTE. A Polícia Federal investiga um esquema de desvio de verbas do Bolsa Família na cidade mineira de Monte Carmelo. A suspeita é de que mais de R$500 mil foram desviados em seis municípios da região e que o crime era cometido pelo funcionário da Caixa Econômica Federal Wagner Rogério, que será intimado a depor.

Segundo a polícia, Wagner Rogério fazia os saques com as senhas dos beneficiados. O funcionário era o responsável por guardar e distribuir cartões, pelo cadastramento de senhas e pelos pagamentos. Segundo a denúncia, como qualquer reclamação tinha que passar por ele, as irregularidades não eram detectadas. O funcionário informava que havia uma falha no sistema e restituía do próprio bolso o dinheiro desviado.

A profissional autônoma Alessandra de Souza, cadastrada no Bolsa Família, só descobriu que foi vítima da fraude depois de dois anos.

- Eu estive no Fórum e pedi para ver a lista de quem recebia o dinheiro do Bolsa Família. Meu nome estava na lista. Pedi orientação e me disseram que isso significava que eu estava recebendo o benefício, só que eu não vinha recebendo nada.

O Ministério Público Federal também acompanha as investigações. Em nota, a Caixa Econômica informou que notificou a Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República. Foi instaurado processo disciplinar contra o funcionário, com penas que vão de advertência à demissão por justa causa.

A Caixa se comprometeu a enviar novas senhas às famílias identificadas para que recebam os benefícios atrasados. Na próxima semana, auditores do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome estarão em Monte Carmelo para um levantamento sobre o Bolsa Família.